Salvador (BA) recebe 32 ônibus 0 km de 188 previstos para este ano de 2024

Sete unidades começaram a circular na quinta-feira (25) em nova linha do BRT e 25 começam neste sábado (27) nas linhas do sistema da cidade

ADAMO BAZANI

 A cidade de Salvador (BA) passou a contar nesta semana com 32 ônibus zero quilômetro.

Sete unidades começaram a circular na quinta-feira, 25 de abril de 2024, na nova linha do BRT, a B4 (Lapa/Estação Pituba), e 25 veículos começam neste sábado (27) nas linhas do sistema municipal – STCO (Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus).

Todos os veículos são de tecnologia Euro 6, de redução de emissões de poluentes, obrigatória no Brasil desde janeiro de 2023 e que pode diminuir em 75% o nível de poluição em relação aos modelos de tecnologia anterior Euro 5.

Os veículos possuem ar-condicionado e itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com informações da prefeitura veiculadas neste sábado, neste ano de 2024, a cidade deve receber 188 ônibus zero quilômetro sendo que 130 são para o STCO e 58 para o BRT.

Do total dos 32 ônibus já apresentados, a divisão é a seguinte:

– 07 para a linha B4 (Lapa/Estação Pituba) do BRT.

– 10 para a linha 1133 – Terminal Acesso Norte x Pernambués

– 10 para linhas do Terminal Fazenda Grande do Retiro (331 – Fazenda Grande do Retiro x Itapuã/Abaete, 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Estação da Lapa e a 0333 – Fazenda Grande do Retiro x Barroquinha/Brotas).

– 05 para linhas do Terminal Doron/Cabula (linhas 0993 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé, 1102 – Cabula VI x Lapa, 1130 – Cabula VI x Ondina, 1131 – Cabula VI x Sieiro R1, 1141 – Cabula VI x Ribeira R 1, 1142 – Cabula VI x Ribeira R2 e 1134 – Cabula VI x Pituba).

O secretário Municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, disse, em nota, que os locais foram escolhidos por ainda não terem recebido veículos da renovação de frota. “Agora os usuários destas localidades poderão contar com veículos novos, mais confortáveis. Aos poucos iremos renovar toda a frota da cidade”, contou.

Além dos 25 que começam a operar neste sábado, mais 32 entrarão em operação até a primeira quinzena de maio, segundo a secretaria.

“Apesar de todas as dificuldades impostas pela crise no sistema de transporte, Salvador tem conseguido, com muito esforço, manter a renovação prevista para o período, oferecendo aos usuários um transporte de mais qualidade e com muito mais conforto”, completou na nota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Edvldo dos Santos Fonseca disse:

    Aqui no Bairro do iapi não colocaram nenhum continua com a frota antiga

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading