Santos (SP) anuncia congelamento da tarifa do transporte coletivo
Publicado em: 23 de abril de 2024
Para evitar que o reajuste, previsto em contrato, impacte o valor pago pelo passageiro, recursos destinados ao subsídio mensal passarão de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Santos anunciou que não vai aumentar o preço da tarifa do transporte coletivo em 2024.
Para garantir o congelamento do valor pago pelo passageiro, a Administração Municipal ampliou os recursos destinados ao subsídio mensal de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões.
O reajuste, que é previsto no contrato de concessão, não será repassado ao usuário, que continuará pagando pela passagem os atuais R$ 5,25. Este valor vigora desde fevereiro do ano passado. A atualização anual do valor da tarifa está prevista no contrato de permissão com a Viação Piracicabana, concessionária dos serviços de transporte na cidade litorânea.
A prefeitura calcula que o maior impacto na atualização da tarifa está relacionado diretamente à redução do número de passageiros pagantes transportados.
“Vale lembrar que o cálculo final da tarifa é um rateio do custo total do transporte entre os usuários pagantes do sistema. E, desde a pandemia, a quantidade de usuários não retomou aos índices de anos anteriores, quando chegou a 3.200 milhões de passageiros/mês. Em 2023, o total de passageiros pagantes foi de cerca de 1.500 milhão/mês”, informa a prefeitura.
Se não houvesse subsídio nos últimos anos, a prefeitura estima que o valor total a ser pago pelo passageiro seria de R$ 6,75, ou seja, R$1,50 a mais por viagem.
O prefeito Rogério Santos deu mais detalhes da decisão: “Trabalhamos para congelar o valor da tarifa por mais um ano, sem qualquer aumento no preço da passagem, o que é muito importante para as pessoas que fazem uso do transporte público de Santos. Além disso, vamos cobrar as melhorias que nossas frotas e linhas precisam para oferecer um serviço cada vez melhor aos usuários do sistema”.
Previsto em lei municipal desde 2015, o subsídio ao sistema de transporte para custeio da tarifa é um mecanismo utilizado por várias cidades do País para incentivar o uso dos ônibus municipais.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

