Viação Santa Clara começa a operar transporte de Novo Hamburgo (RS) neste sábado (27)

Foto: Lu Freitas/ PMNH

Bilhetagem Eletrônica implantada pela Transdata também será novidade; cartão de vale-transporte terá de ser trocado por um novo, o MixMob

ALEXANDRE PELEGI

Quatro licitações e seis anos depois, Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS), finalmente conseguiu assinar contrato para a concessão dos serviços de transporte coletivo na cidade.

No dia 10 de novembro de 2023, a prefeita Fátima Daudt assinou o termo oficial com a empresa Viação Santa Clara Ltda (VISAC), de Santa Catarina.

A Santa Clara venceu a concorrência, e começa a operar de fato no próximo sábado, 27 de abril de 2024.

O novo sistema de transporte coletivo do Município se chama MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade, mesmo nome do Cartão Eletrônico.

No dia 03 de março deste ano dois novos ônibus adquiridos pela VISAC chegaram à cidade. Os novos veículos foram utilizados para testes e treinamento dos motoristas até o início da operação.

BILHETAGEM ELETRÕNICA

Além da nova empresa responsável pelo serviço de transporte coletivo do município, a Viação Santa Clara, terá início também o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE.

A Transdata, com sede em Campinas (SP), venceu a licitação para a Bilhetagem Eletrônica. No dia 12 de junho de 2023, a Comur (Companhia Municipal de Urbanismo) assinou com a Transdata o contrato para implementação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) no sistema de transporte coletivo do município. O contrato contempla todas as soluções em ITS da empresa de tecnologia.

A partir de sábado o SBE estará instalado em todos os ônibus da Santa Clara, permitindo a cobrança eletrônica de tarifa, a compra de passagens via internet ou em estabelecimentos comerciais cadastrados, reconhecimento facial do usuário, a gestão e a operação da frota e das instalações e a prestação de informações e serviços aos usuários.

Outra novidade será a localização em tempo real dos ônibus por meio de aplicativo nos celulares, que possibilitará a consulta de horários, itinerários e previsão de chegada no local escolhido.

VALE -TRANSPORTE

Com o Sistema de Bilhetagem Eletrônica o cartão de vale-transporte, hoje fornecido pela CEVVAT, deixará de existir e entrará em operação um novo cartão, o MixMob.

A Diretoria de Transporte Público da cidade esclarece dúvidas da população sobre o vale-transporte utilizado para o pagamento da passagem de ônibus. Confira:

 

– Até quando posso usar o cartão CEVVAT e os créditos?

Até o dia 26 de abril. Depois deste dia, os créditos e o cartão da CEVVAT não terão mais validade.

– A partir de quando devo usar o cartão MixMob?

A partir do dia 27 de abril, o cartão MixMob deverá ser utilizado no transporte público.

– Os vales-transportes em papel podem ser usados até que dia?

Os vales-transportes em papel poderão ser utilizados até o dia 11 de maio.

– Mas os vales-transportes em papel tem validade?

Sim. Os vales-transportes tem validade de 15 dias e a data limite está impressa em cada passagem. Só serão aceitos os vales-transportes dentro da validade e sem rasuras/rasgados.

– As empresas que fornecem vales-transportes, como devem proceder?

As empresas que fornecem vales-transportes aos colaboradores deverão cadastrar os funcionários por meio da plataforma da Transdata. Mais detalhes em https://mixmob.novohamburgo.rs.gov.br/, no menu “Empresa”.

– Posso vender as passagens do cartão CEVVAT, MixMob ou as de papel?

Não! Conforme a Lei Federal nº 7.418/1985, o vale-transporte é antecipado pelo empresário “para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa”.

– Onde comprar passagens?

O SBE e a compra de vale-transporte serão gerenciados pela Comur. A Comur terá um posto de atendimento no Largo de Canelones, ao lado das bancas da Praça do Imigrante e também na Estação Rodoviária, que fica na Rua Três de Outubro, 667, no bairro Ideal.

Mais informações sobre o cartão MixMob em https://mixmob.novohamburgo.rs.gov.br/

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading