Goiás terá 26 novas linhas de transporte intermunicipal de passageiros

Foto: Divulgação

Novos itinerários devem atender todas as regiões do Estado

GUILHERME STRABELLI

O governo de Goiás, através da Agência Goiana de Regulação (AGR), colocou em operação 26 novas linhas de ônibus intermunicipais, com a habilitação de empresas para a prestação de serviços essenciais à população em editais de chamamento público. Os novos itinerários devem atender todas as regiões do Estado.

Outras 13 linhas foram autorizadas pelo Conselho Regulador e dependem das empresas para iniciar a operação. Dentre elas, estão duas linhas que atenderão o município de Cavalcante e a região da Chapada dos Veadeiros, ligando o local à Goiânia.

Os editais foram lançados em 2023 para atender linhas que estavam abandonadas ou contavam com serviços precários. Segundo Wagner Oliveira Gomes, o presidente da AGR, a Agência ficou impedida de conceder novas autorizações de operação.

“O estado se desenvolveu e ampliou a sua malha viária para muito além das estradas radiais que ligavam a capital às diferentes regiões, e é preciso acompanhar esse desenvolvimento, oferecendo alternativas de ligações diretas entre as regiões em todos os sentidos”, afirmou.

Após a aprovação pelo Conselho Regulador dos pedidos das empresas para exploração das linhas, existe um trâmite que as empresas precisam cumprir, incluindo o cadastramento dos veículos que serão utilizados em operações, vistorias e pagamentos de outorgas.

As linhas remanescentes dos três editais e novas demandas dos municípios serão objeto de um edital único para novos investidores no sistema de transporte intermunicipal serem habilitados.

Linhas atendidas

O primeiro chamamento disponibilizou 61 linhas de ônibus, sendo que 37 foram solicitadas por empresas interessadas. Seis companhias foram habilitadas e, no total, foram assinados 20 termos de autorização.

Até o momento, 10 linhas entraram em operação pela Primeira Classe, uma pela FLy Transportes Eireli, 6 pela Cooperativa de Transportes e Turismo de Cidade Ocidental, uma pela Alves Rocha & Silva, uma pela Bozolino Transportes Eireli, uma pela Expresso Marly e duas pelo Expresso Itamarati Ltda.

O segundo edital disponibilizou 13 linhas, com duas empresas habilitadas. Por fim, o terceiro edital disponibilizou 14 linhas, tendo sido autorizadas quatro linhas para duas empresas.

Guilherme Strabelli, para o Diário do Transporte

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