Iveco confirma fornecimento 7,1 mil ônibus para o Caminho da Escola

Diário do Transporte revelou com exclusividade os lances e as empresas vencedoras da licitação

ADAMO BAZANI

A Iveco Bus confirmou por meio de nota, nesta terça-feira, 28 de novembro de 2023, que no âmbito da mais recente licitação do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, foi homologada para o fornecimento de 7,1 mil ônibus escolares.

No dia 17 de outubro de 2023, o Diário do Transporte trouxe com exclusividade a relação dos fornecedores, entre encarroçadoras e fabricantes de chassis.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/10/17/exclusivo-caminho-da-escola-veja-as-fabricantes-e-os-lances-na-licitacao-para-163-mil-onibus-escolares-do-governo-federal/

Os ônibus da Iveco receberão carrocerias Mascarello, mas parte da encomenda pode ser repassada para a Caio, de acordo com os resultados oficiais divulgados pelo Governo Federal.

Segundo a fabricante de chassis, será a primeira vez, que fornecerá veículos na categoria Ônibus Rural Escolar 3 (ORE3), com 3,5 mil unidades. Cada ônibus deste tipo tem capacidade para 59 estudantes.

Também serão disponibilizadas 3,6 mil unidades da categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE2), com veículos para 44 estudantes cada. Em edições passadas de licitações do programa, a marca já havia fornecido ônibus para esta categoria.

O micro-ônibus para a categoria ORE2 tem chassi 10-190, de 190 cavalos. O PBT (Peso Bruto Total) é de 10,5 toneladas.

Já o modelo ORE3 tem chassi 15-210, de 210 cavalos, com PBT (Peso Bruto Total) de 15 toneladas, sendo do padrão midi (micrão). O 15-210 tem motor FPT N45 com potência de 210 cavalos, também a maior da categoria.

Por meio de nota, o diretor da IVECO BUS para a América Latina, Danilo Fetzner, relaciona algumas das características dos modelos para aplicação ao Caminho da Escola.

“Além da suspensão elevada (maior altura do solo) e reforçada, os chassis IVECO BUS para o Caminho da Escola contam com bloqueio de diferencial (para facilitar a transposição de atoleiros), pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, para facilitar o acesso a lugares acidentados. O bloqueio do diferencial é fundamental para vencer atoleiros e a suspensão reforçada e elevada é própria para resistir a torções”

Segundo a Iveco, o resultado anunciado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ediucação) já foi homologado formalmente e agora irá para a fase final de prototipagem e assinatura de contrato. A marca diz que já garantiu os lotes para oferecer às prefeituras de todo país.

“O Caminho da Escola é fundamental para promover a educação e oportunidades de vida em todo o Brasil. Nos orgulhamos em fazer parte desta iniciativa vital para o desenvolvimento do Brasil e trabalhamos juntos, com nossos clientes e concessionários, para assegurar que os estudantes sejam transportados com segurança, conforto e qualidade”, afirmou, de acordo com a mesma nota, o presidente da IVECO para a América Latina, Marcio Querichelli.

A Iveco diz que, desde 2009, já forneceu mais de 8.000 ônibus, de diferentes configurações, para o Caminho da Escola.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. gracil martins disse:

    O s

  2. Odones disse:

    Infelizmente mais ônibus INÚTEIS para transportar nossos alunos!
    ★Veículos com problemas no câmbio (parte de nylon) que danifica com muita frequência;
    ★Caixa de direção com problemas;
    ★ Problemas no chassi (cockpit);
    ★ Problemas de infiltração, assim gerando panes elétricas;
    ★ Problema no suporte da cuica (freio);
    ★ Pneus marca PIRELLI, que estouram nas laterais do pneu.

    Bem esse é um resumo de quem trabalha na manutenção destes veículos! Só na minha cidade são 06 (seis) desses, e agora que já passou de dois anos, não dão mais manutenção (por conta da IVECO).

    Veículos inúteis, que dão mais problemas do que os que temos de 10 (dez) anos!

    Observação: TODOS os problemas listados supra, são problemas que TODOS os veículos apresentaram com menos de 20.000 km! Um absurdo!

  3. Odones disse:

    Infelizmente mais ônibus INÚTEIS para transportar nossos alunos!
    ★Veículos com problemas no câmbio (parte de nylon) que danifica com muita frequência;
    ★Caixa de direção com problemas;
    ★ Problemas no chassi (cockpit);
    ★ Problemas de infiltração, assim gerando panes elétricas;
    ★ Problema no suporte da cuica (freio);
    ★ Pneus marca PIRELLI, que estouram nas laterais do pneu.
    ★ Problema na suspenção: amortecedores que quebram constantemente como também o rebaixamento do feixe de molas que são arquiados (elevados) mas depois sedem.

    Bem esse é um resumo de quem trabalha na manutenção destes veículos! Só na minha cidade são 06 (seis) desses ORE2, e agora que já passou de dois anos, não dão mais manutenção (por conta da IVECO).

    Veículos inúteis, que dão mais problemas do que os que temos de 10 (dez) anos!

    Observação: TODOS os problemas listados supra, são problemas que TODOS os veículos apresentaram com menos de 20.000 km! Um absurdo!

  4. Sergio Barszc disse:

    Tenho um ônibus Iveco desse caminho da escola.
    É muito frágil não aguenta o trabalho, depois de um tempo é uma quebradeira só. As peças reposição são caras.
    Eu se eles quiserem devolvo o meu prá Iveco pela tabela Fipe.

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