CPTM entrega Estudo e Relatório de Impacto Ambiental na Cesteb para obtenção de Licença Prévia do Trem Intercidades

Em entrevista ao podcast do Transporte o vice-governador Felício Ramuth reafirmou: leilão do TIC será dia 29 de fevereiro de 2024

Projeto envolve segregação noroeste do transporte ferroviário de cargas e atinge, além da capital e Campinas, cidades de Caieiras Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entregou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de SP) o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para obtenção da Licença Prévia para o projeto do Trem Intercidades.

A Companhia Ambiental registrou no Diário Oficial desta terça-feira, 31 de outubro de 2023, que recebeu o pedido formal da companhia de trens.

Com a publicação, fica aberto o prazo de 45 dias para manifestação, por escrito, de qualquer interessado.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Cetesb havia solicitado a elaboração dos estudos conforma manifestação publicada no dia 06 de outubro de 2022 (Relembre).

O empreendimento contempla a segregação noroeste do transporte ferroviário de cargas, alcançando as seguintes cidades: Caieiras, Campinas, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jundiaí, Louveira, São Paulo, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

Como mostrou o Diário do Transporte, em decisão essencial para viabilizar a implementação do Trem Intercidades, ligando São Paulo, Jundiaí e Campinas, o Governo de São Paulo selou acordo no dia 28 de setembro do ano passado com a Rumo, concessionária de transporte ferroviário de cargas da Malha Paulista.

O então governador Rodrigo Garcia recebeu a anuência prévia da empresa que explora a malha ferroviária autorizando a dar sequência ao projeto de uso das vias segregadas para criação da nova linha de passageiros.

A anuência de uso foi assinada pela presidência da Rumo e pela vice-presidência regulatória e institucional da empresa, em documento que reconheceu a necessidade do uso de bens vinculados à Malha Paulista para viabilizar o Trem Intercidades. Além disso, autorizava a criação de vias segregadas de passageiros e de cargas entre Jundiaí e Campinas.

LEILÃO MARCADO PARA 29 DE FEVEREIRO DE 2024

Como noticiou o Diário do Transporte, no último dia 07 de outubro o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apresentou formalmente o novo edital do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, com algumas novidades. Uma delas é que o TIC Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas, terá 75% do projeto bancado pelo próprio Governo do Estado.

Anteriormente o valor investido pelo estado seria de R$ 6 bilhões. Tarcísio anunciou que esse valor passou para R$ 6,4 bilhões. Toda a obra terá custo de R$ 13,5 bilhões, com leilão marcado para 29 de fevereiro de 2024.

Uma das novidades do edital é que o Estado garantirá 90% da receita estimada para o funcionamento do serviço expresso. Caso a arrecadação com as tarifas supere em 10% o total previsto, o lucro será igualmente repartido entre o Estado e o operador privado. Esses aprimoramentos vão garantir uma receita mínima para a operação do TIC, além de tornarem o modal mais competitivo e com preço justo para o usuário.

A apresentação aconteceu no Prédio do Relógio do Pátio Ferroviário, em Campinas, contando com a presença do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, do prefeito de Campinas, Dário Saadi, além de parlamentares estaduais, municipais, entre outras autoridades.

O Trem Intercidades vai oferecer conforto, velocidade, fomentar a economia local e descomprimir o intenso movimento do sistema Anhanguera-Bandeirantes”, disse Tarcísio de Freitas. “Esse é um importante primeiro passo para outros trechos que pretendemos fazer em diferentes regiões do estado”, destacou o governador.

Vale lembrar que no projeto estão inclusas as obras de ligação por linha férrea da capital paulista à Campinas, o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Em entrevista ao podcast do Transporte no evento Arena ANTP, no dia 25 de outubro, o vice-governador Felício Ramuth voltou a citar a data do leilão como sendo 29 de fevereiro do ano que vem. (OUÇA AQUI)

Estrutura do TIC:

Com cerca de 100 quilômetros de trajeto, o Trem Intercidades oferecerá um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e Campinas, com parada em Jundiaí. A viagem terá duração de 64 minutos, com 15 trens em operação.

A tarifa média anual do serviço expresso será de até R$ 50 (valor estabelecido no edital do TIC). Já o valor máximo da tarifa estabelecida no edital é de R$ 64.

Trem Intermetropolitano (TIM):

Com cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas, o Trem Intermetropolitano (TIM), deve operar com sete trens em um percurso de 44 quilômetros, com previsão de deslocamento de 33 minutos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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