Embarque de passageiros em veículos como Uber e 99 no Aeroporto de Congonhas vira objeto de consulta pública da prefeitura de São Paulo

Resolução do Comitê Municipal do Uso do Viário (CMUV) define que Bolsão B será utilizado para este fim, e pretende punir descumprimento com multa de R$ 3 mil    

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), abre a partir desta segunda-feira, 23 de outubro de 2023, pelo período de 10 dias úteis, uma consulta pública para colher sugestões para uma resolução que visa disciplinar o embarque de passageiros em veículos de aplicativos no Aeroporto de Congonhas.

A consulta pública estará oficialmente disponível para a participação da comunidade no link: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/260#process-list.

A minuta foi produzida pelo Comitê Municipal do Uso do Viário (CMUV). Leia o texto abaixo.

Pela proposta do CMUV, as Operadoras de Tecnologia Transporte Credenciadas – OTTCs, como Uber e 99, deverão habilitar o embarque de passageiros exclusivamente na Praça Comandante Linneu Gomes – Vila Congonhas, no Bolsão B, que servirá de delimitação para a “Zona de Embarque de Aplicativos – ZEA”.

Ao mesmo tempo, a minuta define que não será permitido o embarque de passageiros pelos veículos de aplicativos em outros locais.

O descumprimento sujeitará a empresa de aplicativo infratora ao pagamento de multa no valor de R$ 3.000,00. Este valor será cobrado em dobro em caso de reincidência se ocorrer no prazo de 180 dias.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Paulo disse:

    O que está acontecendo é que a maioria das pessoas não sabem que carros de aplicativo não podem fazer corridas particulares e os motoristas tentam burlar a lei fazendo corridas clandestina deve haver uma fiscalização forte para nos passageiros não sermos prejudicado

    1. Regis Campos disse:

      Vc tem “taxista” escrito na testa. KKKK

  2. Regis Campos disse:

    Máfia do Taxi não dorme. Viva a livre iniciativa.

  3. MARLENE D ANDRETTO disse:

    Acho bom organizar o embarque. O espaço é muito pequeno para táxis e veículos de app ao mesmo tempo. Fica um bagunça tão grande que ninguém se entende. Além de haver perigo de atropelamento.

  4. Erivan disse:

    O problema está na falta de organização e desobediência de simples normas de conduta por parte dos motoristas, principalmente os taxistas que bloqueiam o acesso, quando não há fiscalização dos marronzinhos que depois de um certo horário vão embora, deixando o campo livre para a bagunça.
    Tenho a impressão que deixaram virar zona, para depois implantarem regras punitivas aos motoristas de aplicativos, com o único propósito de facilitar as coisas para os taxistas.
    Não é novidade que certos políticos de São Paulo, fazem de tudo para dificultar o acesso dos aplicativos em certas áreas que antes eram monopólio dos taxistas.

  5. Talita disse:

    Viajo bastante e odeio ter que sair ou chegar em Congonhas. É um caos. Não tem onde embarcar ou desembarcar do carro. Tudo é estacionamento e ponto de táxi. E nem usar app é possível, pois o local dos app é um caos, lotado de táxi tbm.

  6. Gerson Tavaz disse:

    Os motoristas de ( aplicativo ) não tem um espaço pre determinado para fazer o embarque e desembarque de passageiros encontra partida os taxistas tanto no embarque ou desembarque possui privilégios em pontos de paradas estratégicos
    Bem como ficam parados sem passageiros e muitas das vezes obstruindo a passagem .

  7. Alex disse:

    Eu sou motorista de aplicativo e deixei de aceitar corridas para congonhas, cheio de cet prontos para multar, todos os lugares são proibidos parar, não vale o risco de tomar uma multa.

  8. Rodinaldo disse:

    Temos o lado A(coberto) e B (descoberto), e os taxistas atrapalhao o embarque e desembarque nos dois lados, CET ao invés de orientar estão no aeroporto somente para multar.
    Resolução única e exclusiva arrecadatoria, não tem nada educacional, somente para ferrar o motorista de APP.

  9. José Brum disse:

    Não privatizou ???? Porque a prefeitura tem que tomar conta deste espaço? Com certeza os espanhóis já tem uma solução a curto prazo.

  10. Antônio Laudir disse:

    Tá faltando organização, a lei tem valer pra todos.
    Não só prós motoristas de app, táxi tomam conta em cima e embaixo e ninguém toma providências.
    Todos precisam trabalhar, afinal a prefeitura cobra taxa dos motoristas de app.
    Então não pode apenas punir eles e os taxistas não, isso não é certo.

  11. Marcelo disse:

    Tenho familiar q bsuco cm frequência em Congonhas. A uber acabou co o aeroporto. Esses folgados o cão, param, não em dupla mas em fila TRIPLA, e pasmem, descem do carro p paper na calçada, a conversa deles cheia de gírias de bandidos. São descarados, raça do cão! A Uber é a culpada, foi ela q treinou, EU VI, com agentes os caros na calçada de fora do desmarque.

  12. Ricardo Macedo disse:

    Deveria ser igual ao GRU entrou toca três vezes.nao aceitou vai para o fim da fila virtual (claro que teria que ter um bolsão para aguardar na fila).

  13. Adi Pery disse:

    Congonhas tem inúmeros problemas na área de transporte ,entre eles ,motoristas de aplicativos que ficam escolhendo corridas mais vantajosas ($$$) ,passam perguntando onde vc vai ou de olho nas chamadas ,se for relativo perto ..esquece.,objetivo é corrida para Alphaville,Litoral ,Guarulhos ,ABCD ,eles simplesmente tomam todo espaço com seus carros e vc não consegue ser apanhado pelos carros de aplicativos ,vergonhoso ,desafiador e deixa o turista com uma má impressão imensa ao chegar em SP/Brasil.. Se chove então….

  14. Elis disse:

    Era só que faltava, prefiro motorista de app do que ônibus e táxi.

  15. Gisela disse:

    Só falta organização por meio os órgãos responsáveis para que tanto os taxistas quanto os motoristas de aplicativo tenham liberdade para trabalhar. O espaço é que não comporta mais os veículos e nem pessoas. CET em vez de multar, organize.

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