Cabo de aço que não faz parte do sistema foi encontrado entre as estações Presidente Altino e Osasco neste sábado (07). Na terça-feira (03), pane elétrica que interrompeu circulação em trecho também pode ter sido causada por ato de vandalismo
ADAMO BAZANI/ARTHUR FERRARI
A Polícia Civil de São Paulo vai investigar mais uma suspeita de ato de vandalismo nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade.
Neste sábado, 7 de outubro de 2023, a concessionária registrou um B.O. (Boletim de Ocorrência) no 27º DP (Distrito Policial), após funcionários encontrarem um cabo de aço na via dos trens da linha 9-Esmeralda entre as estações Presidente Altino e Osasco, por volta das 9h15.
Em nota enviada ao Diário do Transporte, a concessionária afirma que o objeto encontrado não faz parte do sistema.
Ainda na última terça-feira, 3 de outubro, enquanto uma greve de metroviários, ferroviários da CPTM e funcionários da Sabesp era desencadeada em São Paulo, causando a paralisação de todas as linhas estatais de trem e do Metrô, a linha 9-Esmeralda sofreu falha na rede elétrica, causando um caos no sistema. Os trens circularam em via única entre as estações Morumbi e Cidade Universitária por cerca de 27 horas, com 60 Ônibus do PAESE reforçando o atendimento aos passageiros.
Na ocasião a ViaMobilidade também registrou um Boletim de Ocorrência após funcionários encontrarem nos trilhos uma barra de ferro que não fazia parte do sistema.
Relembre:
Veja a nota da ViaMobilidade na íntegra:
“Ontem (7), por volta de 9h15, técnicos da ViaMobilidade identificaram a presença de um cabo de aço na via entre as estações Presidente Altino e Osasco, da Linha 9-Esmeralda. Por se tratar de um objeto que não faz parte do sistema, foi registrado Boletim de Ocorrência no 27º DP. Não houve impacto na operação da linha.”
Confira o Boletim de Ocorrência registrado pela ViaMobilidade no sábado (07) através do link: https://abrir.link/kgEun
Veja fotos do objeto encontrado nos trilhos da linha 9-Esmeralda:
Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
