Informe publicitário

Transporte público da cidade de Porto Alegre será gerenciado por plataforma de inteligência artificial da Optibus

Foto: Joel Vargas/PMPA

ALEXANDRE PELEGI

Capital gaúcha será a primeira cidade latino-americana a usar 100% a plataforma da Optibus em nível municipal, melhorando os serviços para 114,6 milhões de passageiros anualmente.

A Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), passa a utilizar a partir deste mês a plataforma de software da Optibus para programação e planejamento do transporte coletivo de passageiros. Com o uso da plataforma, Porto Alegre terá 100% de sua frota de ônibus gerenciada com inteligência artificial, melhorando a eficiência e a confiabilidade de 2,8 milhões de viagens de ônibus que as empresas realizam anualmente. A previsão é que até o final do ano a tecnologia seja utilizada para fazer a gestão de toda a frota.

“Este é mais um passo importante que damos no Programa ‘Mais Transporte’, o qual aliado com as análises diárias que fazemos será fundamental para seguirmos qualificando o transporte coletivo e entregando um melhor serviço para o usuário do modal”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana da cidade de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior.

O software de programação e planejamento da Optibus, incluindo o recurso On-Time Performance (OTP), que ajudará a melhorar a pontualidade dos ônibus, será implantado nas onze operadoras privadas de transporte da cidade, organizadas em quatro consórcios, que integram a rede de ônibus de Porto Alegre e transportam 114,6 milhões de passageiros por ano.

Produtos de Planning e Scheduling (imagem acima) serão usados para fazer a gestão e melhorar a pontualidade do sistema de transporte em Porto Alegre

A plataforma da Optibus permitirá às operadoras trocarem os atuais processos de planejamento por uma plataforma de tecnologia de ponta e de fácil uso, que ajudará a melhorar a eficiência operacional e a elevar a qualidade do serviço de transporte da capital gaúcha. Além disso, a plataforma nativa na nuvem da Optibus aumentará a visibilidade dos principais indicadores de desempenho da rede e garantirá que os serviços estejam em conformidade com as exigências do órgão gestor em relação à frequência, regularidade e demais aspectos requeridos para o transporte público para passageiros.

“Estamos entusiasmados em ter a Optibus como parceira para impulsionar nossa iniciativa de modernizar a rede de transporte público de Porto Alegre e permitir que nossos operadores alcancem novos níveis de qualidade operacional, confiabilidade de serviço e satisfação dos passageiros”, ressalta Tula Vardaramatos, presidente da ATP.

Plataforma será usada pelas empresas da ATP Porto Alegre que transportam 114,6 milhões de passageiros por ano.

“Ao firmar parceria com Porto Alegre, reafirmamos nosso compromisso de transformar o transporte público e apoiar as empresas de transporte e órgãos gestores em sua missão de oferecer mobilidade sustentável de alta qualidade em toda a cidade”, disse André Vieira, Diretor Regional da Optibus no Brasil.

Sobre a Optibus

A Optibus é uma plataforma de software nativa na nuvem, de ponta a ponta, para planejamento, programação, escala, operações e informações de passageiros de transporte público, alimentada por Inteligência Artificial (IA) e Algoritmos de Otimização. Agências e operadoras de transporte em mais de 2.000 cidades em todo o mundo confiam na Optibus para aumentar a eficiência e a qualidade do serviço, promover a equidade no transporte, reduzir emissões e custos e modernizar suas operações. Saiba mais em nosso site.

Entenda melhor como a Optibus pode atender a sua operação de transporte público solicitando uma demo com nossos especialistas ou pelo email sales.latam@optibus.com.

Comentários

Comentários

  1. João disse:

    Não conseguem nem fazer um ônibus chegar e sair no horário correto, o que será que os fez pensar que conseguem operar um sistema computacional de dados?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading