Tarcísio assina contrato de R$ 3,4 bilhões do Rodoanel Norte nesta quarta (09)

Via Appia deverá concluir as obras que estão paralisadas desde 2016, ficando responsável pela operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário

ADAMO BAZANI

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assina no fim da tarde desta quarta-feira, 09 de agosto de 2023, o contrato de término das obras e de concessão do Rodoanel Norte com a empresa Via Appia FIP Infraestrutura.

A Via Appia conseguiu o contrato, no valor de R$ 3,4 bilhões, em leilão realizado no dia 14 de março de 2023, na B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo, no centro da capital paulista.

A empresa deverá concluir as obras que estão paralisadas desde 2016, ficando responsável pela operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário

A concessão será por 31 anos.

O principal critério foi o maior desconto sobre a contraprestação pecuniária máxima (desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado) e o segundo critério foi o maior desconto sobre o aporte público.

A contraprestação no edital foi R$ 51 milhões 413 mil 114 e o aporte público do edital foi de R$ 1 bilhão 4727 milhões 678 mil 778

Participaram Consórcio SP Flow, Via Appia, Infraestrutua Consórcio Infraestrutura SP e Acciona

O leilão foi em duas etapas

As propostas iniciais de desconto sobre a contraprestação pecuniária máxima foram

SP Flow – desconto de 60,03%

Via Appia Infraestrutura – desconto de 100%

Consórcio Infraestrutura SP – desconto de 100%

Acciona– desconto de 12,9%

Assim, Acciona e SP Flow já foram desclassificadas, partindo o leilão para a segunda fase

As propostas iniciais desconto sobre o aporte público foram:

Via Appia Infraestrutura – desconto de 23,1%

Consórcio Infraestrutura SP – desconto de 5,11%

Como mostrou o Diário do Transporte, o leilão chegou a ser suspenso pela Justiça por aumento injustificado da previsão de valor do pedágio e falta de audiência pública, mas em segunda instância, gestão do governador Tarcísio de Freitas conseguiu reverter.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/03/14/leilao-do-trecho-norte-do-rodoanel-acontece-hoje-apos-suspensao-de-liminar/

Segundo o Governo do Estado, o consórcio ficará responsável por aplicar R$ 2 bilhões na finalização das obras civis, além de mais R$ 323,4 milhões para a implantação de projetos auxiliares. Com o deságio, o Governo de São Paulo deverá aportar outros R$ 1,07 bilhão.

Além disso, o consórcio deverá investir R$ 1,8 bilhão ao longo dos 31 anos da concessão para a operação e manutenção da via. A supervisão ficará a cargo da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Em nota, o Governo também explica a tarifa proporcional para quem rodar:

O Rodoanel Norte terá uso exclusivo do sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. Com isso, é eliminada a necessidade do motorista parar em praça de pedágio, com consequente redução do tempo de viagem.

O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.

As antenas de identificação de TAGs e as câmeras de monitoramento complementam as informações, que são enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs farão o pagamento automático. Aqueles usuários que não possuírem TAG pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária.

O TRECHO NORTE DO RODOANEL

(Adamo Bazani)

O Governo do Estado prevê investimentos na ordem de R$ 3,4 bilhões.

Como parte destes investimentos, está a adoção de um sistema chamado Free Flow. A tecnologia eletrônica calcula a tarifa de acordo com as características de cada veículo por quilômetro rodado, eliminando paradas em praça de pedágio e reduzindo o tempo da viagem.

A concorrência é para a conclusão do trecho norte do Rodoanel, cujas obras estão paradas desde 2018.

As obras que começaram em 2013 estão paradas desde dezembro de 2018, quando o Estado rompeu os contratos com as construtoras após já ter desembolsado mais de R$ 6 bilhões, diante de atrasos.

Houve também investigações sobre suspeitas de superfaturamento e intervenções.

Em torno de 85% das obras avançaram.

O trecho norte do Rodoanel deve ter ao todo 44 km, ligando uma parte da zona norte da capital paulista até às cidades de Guarulhos e Arujá, na região metropolitana.

A estrutura terá de três a quatro faixas por sentido e sete túneis duplos, e ainda 107 obras de arte especiais entre São Paulo, Arujá e Guarulhos. A expectativa é que o trecho Norte do Rodoanel contribua para reduzir a circulação de 18 mil caminhões diariamente dentro da capital.

A estrutura será opção para motoristas na Marginal Tietê e na Rodovia Presidente Dutra. O trecho Norte é o último que falta do projeto que foi concebido em 1998, com 176,5 km que conecta as vias mais importantes do Estado.

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. José disse:

    Será que agora vai??! O Jaçanã, na Zona Norte
    e região irão se livrar de trânsito intenso de caminhões e até Ônibus Rodoviários , com o tão AGUARDADO E POLEMICO TRECHO DO RODOANEL MARIO COVAS – NORTE… ?!
    Assim esperamos!

  2. Benedito ferreira Batista disse:

    Olá sou caminhoneiro me chamo (Benedito) gostei de v essa notícia de conclusão do Rodoanel li todos os parágrafos não vir em lugar algum quando vai recomeçar as obras desse trecho mais fácil de ser realizado os trechos mais difícil já foram feitos e nem quando finaliza vamos aguardar em que ano vai finalizar. ????

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