Projeto de privatização do Metrô de Recife (PE) pode ser engavetado, diz Fernando Haddad
Publicado em: 2 de agosto de 2023
Durante entrevista, o Ministro da Fazenda explicou que o fator social e a revisão dos planos de privatizações de Bolsonaro podem resultar na remoção do transporte público da cartilha de empresas
WILLIAN MOREIRA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu entrevista nesta quarta-feira, 2 de agosto de 2023, no canal do Governo Federal, abordando vários assuntos como economia, tributos e impostos, além do transporte público.
Em resposta a um questionamento, Haddad disse que o plano de privatização do governo de Jair Bolsonaro que inclui empresas de diferentes segmentos está sendo revisado, com algumas delas previstas para sair deste projeto.
O fator determinante para essa decisão é o “fator social” de algumas empresas, especialmente aquelas que atendem diretamente o público, como a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora do transporte metroviário de Recife.
Como a cartilha de empresas está em análise, cada ministro de sua área vai definir o que sai e o que fica na mira das privatizações, o que será definido nas próximas semanas, conforme o Governo Federal estuda as concessões.
“O Governo Federal está revendo todo o plano de privatização do governo anterior. O ministério da gestão que também tem atribuição de decidir o quão empresa sai do programa de privatização e qual permanece. Em geral as empresas que têm um sentido mais essencial, ela tem sido revista no sentido de não privatizar. A revisão do plano de privatizações está acontecendo e algumas empresas serão retiradas do programa de privatização justamente por esse componente social que é muito importante”, explicou Fernando Haddad.
Atualmente os metroviários de Recife vem se mobilizando contra a possibilidade de privatização do sistema, algo que aconteceu com o Metrô de Belo Horizonte no final de 2022 e que era gerenciado pela CBTU.
Uma greve do transporte metroviário na capital pernambucana não está descartada.
Willian Moreira, para o Diário do Transporte
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O Fernando Haddad está mais pra fala do Paulo Câmara do banco do nordeste do que o Rui Costa e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A CBTU e o MetroRec serão reestruturados, mesmo prefeitos, vereadores, deputados estaduais, governadora, deputados federais e senadores darem pouca atenção e respeito devido.
O metrô de Recife tem que ser público mesmo. E como está, pela CBTU e governo federal.
Kkkkkk lixo o governo não tá dando conta, com a violência kkkkconta outra
Tem q privatizar sim, o metrô tá uma sucata, envelopa o metrô para enganar o povo, kkkkkk 🤣
É amigão , pelo jeito mais um que não conhece. Levanta do sofá aí e vai lá visitar a supervia no Rio, a Via mobilidade em SP. Melhorou sim, pro bolso do empresário.
Além disso, a CCR já fez um relatório em 2018 que ela só tem interesse nos ramais elétricos tronco centro e sul, o Recife Jaboatão/ Camaragibe e o Recife Cajueiro Seco. Os ramais que são a Diesel( Cajueiro Seco a Cabo e Cajueiro a Curado) ela não tem interesse nisso aí o VLT diesel é dor de cabeça pra ela viu, vai fechar as duas linhas tá bom amigão. espero ter ajudado, ótima noite pra você.