Projeto de privatização do Metrô de Recife (PE) pode ser engavetado, diz Fernando Haddad

Fogo: Divulgação CBTU Recife.

Durante entrevista, o Ministro da Fazenda explicou que o fator social e a revisão dos planos de privatizações de Bolsonaro podem resultar na remoção do transporte público da cartilha de empresas

WILLIAN MOREIRA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu entrevista nesta quarta-feira, 2 de agosto de 2023, no canal do Governo Federal, abordando vários assuntos como economia, tributos e impostos, além do transporte público.

Em resposta a um questionamento, Haddad disse que o plano de privatização do governo de Jair Bolsonaro que inclui empresas de diferentes segmentos está sendo revisado, com algumas delas previstas para sair deste projeto.

O fator determinante para essa decisão é o “fator social” de algumas empresas, especialmente aquelas que atendem diretamente o público, como a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora do transporte metroviário de Recife.

Como a cartilha de empresas está em análise, cada ministro de sua área vai definir o que sai e o que fica na mira das privatizações, o que será definido nas próximas semanas, conforme o Governo Federal estuda as concessões.

“O Governo Federal está revendo todo o plano de privatização do governo anterior. O ministério da gestão que também tem atribuição de decidir o quão empresa sai do programa de privatização e qual permanece. Em geral as empresas que têm um sentido mais essencial, ela tem sido revista no sentido de não privatizar. A revisão do plano de privatizações está acontecendo e algumas empresas serão retiradas do programa de privatização justamente por esse componente social que é muito importante”, explicou  Fernando Haddad.

Atualmente os metroviários de Recife vem se mobilizando contra a possibilidade de privatização do sistema, algo que aconteceu com o Metrô de Belo Horizonte no final de 2022 e que era gerenciado pela CBTU.

Uma greve do transporte metroviário na capital pernambucana não está descartada.

Willian Moreira, para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Maria da Penha Vieira Lopes disse:

    O Fernando Haddad está mais pra fala do Paulo Câmara do banco do nordeste do que o Rui Costa e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A CBTU e o MetroRec serão reestruturados, mesmo prefeitos, vereadores, deputados estaduais, governadora, deputados federais e senadores darem pouca atenção e respeito devido.

  2. Luis disse:

    O metrô de Recife tem que ser público mesmo. E como está, pela CBTU e governo federal.

    1. RODRIGO HENRIQUE DOS SANTOS disse:

      Kkkkkk lixo o governo não tá dando conta, com a violência kkkkconta outra

  3. RODRIGO HENRIQUE DOS SANTOS disse:

    Tem q privatizar sim, o metrô tá uma sucata, envelopa o metrô para enganar o povo, kkkkkk 🤣

    1. Luis disse:

      É amigão , pelo jeito mais um que não conhece. Levanta do sofá aí e vai lá visitar a supervia no Rio, a Via mobilidade em SP. Melhorou sim, pro bolso do empresário.
      Além disso, a CCR já fez um relatório em 2018 que ela só tem interesse nos ramais elétricos tronco centro e sul, o Recife Jaboatão/ Camaragibe e o Recife Cajueiro Seco. Os ramais que são a Diesel( Cajueiro Seco a Cabo e Cajueiro a Curado) ela não tem interesse nisso aí o VLT diesel é dor de cabeça pra ela viu, vai fechar as duas linhas tá bom amigão. espero ter ajudado, ótima noite pra você.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading