Linhas de ônibus voltam ao normal no centro de São Paulo neste domingo (23) após operação na Cracolândia na noite de sábado (22)

Vias foram fechadas e Polícia diz ter separado usuários de drogas e traficantes

ÁDAMO BAZANI

A circulação de ônibus está normalizada neste domingo, 23 de julho de 2023, na região central da capital paulista, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema.

Como mostrou o Diário do Transporte, na noite deste sábado (22), a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Metropolitana), realizou uma operação contra a Cracolândia.

Diversas vias foram bloqueadas e houve uso de bombas de efeito moral.

A Polícia Civil cumpriu mais de 20 mandados contra traficantes e diz ter os separado dos usuários de drogas.

A operação ocorreu dois dias depois do governador Tarcísio de Freitas ter declarado que desistiu de “mudar a cracolândia” de lugar, para o Complexo Prates, na região do Bom Retiro.

A SPTrans (São Paulo Transporte) diz que na ação deste sábado (22) nenhum ônibus foi depredado.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que 16 pessoas foram presas durante a operação policial, confira:

“A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por meio da 1ª Delegacia Seccional (Centro), com trabalho de inteligência do 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) e de suas distritais e especializadas, prenderam em flagrante 16 pessoas por envolvimento ao tráfico de drogas na região central de São Paulo. Outros dois procurados pela Justiça foram capturados durante a ação, realizada na noite de sábado (22), após trabalho de inteligência identificar os alvos que atuam nas cenas de uso aberto de entorpecentes.

Todos os presos já tinham antecedentes por tráfico de drogas, roubos, furtos e outros crimes, além de alguns terem passado pelo sistema prisional. Os 16 alvos foram autuados em flagrante e a autoridade policial representou pela conversão da prisão preventiva à Justiça. As investigações seguem em andamento visando a identificação e localização de outros envolvidos. A operação contou ainda com apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.”

O Diário do Transporte mostrou no dia 11 de julho de 2023, quando seis ônibus foram atacados por usuários de entorpecentes, que passageiros e trabalhadores dos transportes temem circular pela região da cracolândia e que, mesmo não sendo divulgados pela imprensa, quase todos os dias há atos de vandalismo contra os coletivos.

Relembre:

VÍDEOS: Motoristas de ônibus têm medo de transitar pelo centro de São Paulo e sindicato diz que PM e GCM devem dar mais proteção ao transporte coletivo

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading