CPTM abre licitação para contratar gerenciamento de recursos do PAC nas obras da Linha 9-Esmeralda
Publicado em: 21 de julho de 2023

Estatal comanda obra de expansão da linha até o bairro de Varginha
WILLIAN MOREIRA/ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu nesta sexta-feira, 21 de julho de 2023, a licitação para contratar empresa responsável pelo gerenciamento financeiro das obras de expansão da Linha 9-Esmeralda.
A sessão pública para apresentação das propostas está marcada para o dia 28 de setembro.
O novo processo licitatório acontece após a estatal abrir processo parecido para aditamento em contrato que aumentou o investimento no Lote 2 da obra, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/07/20/cptm-aumenta-em-r-6-milhoes-valor-das-obras-da-extensao-ferroviaria-da-linha-9-esmeralda-entre-grajau-e-varginha/
A expansão compreende o trecho entre as estações Grajaú e Varginha, além da estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal.
A ampliação do atendimento a essa área da Zona Sul da cidade de São Paulo acrescentará duas estações à linha, além de trilhos, sistemas, construção de viadutos e mudança no trajeto de algumas ruas.
Para a licitação lançada nesta sexta (21), a empresa vencedora deverá gerenciar o aporte financeiro realizado pelo Governo Federal no empreendimento através do PAC.
A Linha 9-Esmeralda é operada pela ViaMobilidade através de um contrato de concessão, entretanto a responsabilidade de obras como o aumento da linha são do Governo do Estado e suas empresas envolvidas.
VERBAS FEDERAIS
De acordo com a CPTM, o programa de investimento do Governo Federal, através do PAC, em conjunto com a CPTM, prevê a execução de intervenções de engenharia para a execução da Extensão da Linha 9, do trecho Grajaú – Varginha, compreendendo a construção de estações, via permanente, rede aérea, subestações e cabines seccionadora de paralelismo, às necessidades dos clientes e da população lindeira à faixa de domínio da CPTM.
“Para a execução das obras e implantações previstas, faz-se necessário a continuidade de gerenciamento com a finalidade de promover o acompanhamento físico e financiamento do empreendimento, a gestão de interdependência, zelando sempre pela correta aplicação dos recursos e transparência nas demonstrações financeiras”, informa a companhia.
Os empreendimentos que serão gerenciados pela empresa que vencer a licitação fazem parte do Plano de Metas da Companhia, portanto, estão de acordo com o Plano de Negócios aprovados pelo Conselho de Administração da CPTM.
Os trabalhos envolvem a execução de atividades relacionadas a Planejamento, Monitoramento e Controle, Administração de Contratos, na materialização do ciclo de vida dos empreendimentos, englobando os estágios de Pré-projeto, Iniciação, Concepção, Licitação, Implantação e Entrega Final (Encerramento).
Itens a serem gerenciados
Obras complementares da Extensão Ferroviária do trecho Grajaú – Varginha, na Linha 9 da CPTM – Lote 1;
Obras complementares da Extensão Ferroviária do trecho Grajaú – Varginha na Linha 9 da CPTM – Lote 2;
Implantação de Viadutos Rodoviários para transposição da Linha 9 – VR 3 e VR 4;
Construção do Terminal Rodoviário de Varginha;
Implantação do Reforço de Rede Aérea;
Obras para implantação de Travessias de Drenagem ao longo da extensão; e,
Demais itens que poderão ser incluídos no empreendimento.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira, para o Diário do Transporte
Então né… Governador vem com essa conversa mole de que o privado é melhor, mas quem banca expansão dos trens privados é o governo. Moleza assim né?
É só comparar quantas greves aconteceram no metrô de São Paulo nas linhas do governo e quantas foram na linha privatizada
Tá preocupado com greve amigo? Tô preocupado com os 10 descarrilamentos em um ano que ocorreram nas linhas privadas. e o trem desgovernado? Atraso, desembarques na linha… Luciano não anda de trem, e tá falando de trem…
Privado só é bom pros bolsos dos políticos corruptos.