Curitiba (PR) inaugura primeiro ponto de recarga de carro elétrico gratuito
Publicado em: 10 de junho de 2023
Projeto é uma parceria da prefeitura com a startup Rinno Energy
LUANA COUTINHO
A cidade de Curitiba, capital do Paraná, tem seu primeiro ponto de recarga de carros elétricos totalmente gratuito. O equipamento foi instalado no SmartPark São Francisco.
O novo ponto faz parte de um plano de parceria entre a prefeitura e a startup Rinno Energy. O objetivo é contribuir com a redução das emissões de gás carbônico e tornar a cidade mais apta aos veículos elétricos.
Para incentivar a circulação de carros elétricos, a Urbs (Urbanização de Curitiba), que administra o local onde o ponto de recarga foi instalado, isenta os veículos elétricos da cobrança do estacionamento.
O CEO da Rinno Energy, Fabrizio Romanzini, destaca que a inauguração do ponto gratuito é uma conquista para a empresa e para a cidade.
“Com este novo ponto de carregamento, estamos tornando a mobilidade elétrica mais acessível para todos os motoristas que usam as ruas de Curitiba e necessitam de recarga. Nosso objetivo é continuar trabalhando em estreita colaboração com a prefeitura e outras partes interessadas para expandir a rede de infraestrutura de carregamento e ajudar a cidade a se tornar ainda mais sustentável”, explica Romanzini.
Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, a entrega do ponto está alinhada ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba). “Esse é um primeiro passo dentro do SmartPark São Francisco. Importante dizer que quem tem o carro elétrico pode usufruir do estacionamento sem pagar o EstaR, pois temos o cadastro dos carros elétricos e que são isentos da cobrança, e também não paga pela energia consumida”, explicou Maia Neto.
Além de uma alternativa econômica, a mobilidade elétrica ajuda a reduzir a poluição sonora e do ar.
De acordo com um estudo da IEA (Agência Internacional de Energia), a mobilidade elétrica pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 em até 60% até 2050. Além disso, um estudo da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) mostra que a adoção em massa de carros elétricos pode ajudar a reduzir os custos de energia em todo o mundo, economizando até US$ 2,7 trilhões até 2040.
O que significa que a mobilidade elétrica pode ajudar a reduzir custos de transporte tanto para motoristas quanto para a cidade, além de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo.

Fotos: José Fernando Ogura da SMCS de Curitiba

Fotos: José Fernando Ogura da SMCS de Curitiba

Fotos: José Fernando Ogura da SMCS de Curitiba
Luana Coutinho para o Diário do Transporte


Comentários