Artesp dá 90 dias de prazo para que empresas dos ônibus intermunicipais possam regularizar as tabelas de horários e distâncias
Publicado em: 6 de abril de 2023
Agência do transporte considera que redução da demanda de passageiros após a pandemia vem repercutindo negativamente na sustentabilidade das transportadoras
ALEXANDRE PELEGI
As empresas operadoras do sistema regular de passageiros intermunicipal de São Paulo estão obrigadas, no prazo de 90 dias, a regularizar as tabelas de horários e distâncias junto a Artesp, Agência de Transporte do Estado.
A determinação está expressa no Comunicado Externo nº 001/2023, da DPL – Diretoria de Procedimentos e Logística da Agência, publicado nesta quinta-feira, 06 de abril de 2023.
No documento, a DPL esclarece que os requerimentos de alteração das tabelas, contendo tabela anterior e tabela proposta, deverão vir justificados com informações básicas, devendo ser protocolados junto à agência acompanhados de cópia impressa da tabela de horários de distâncias pretendida.
O simples requerimento da regularização da tabela de horários e distâncias, no entanto, não autoriza a empresa operadora a praticar a programação sugerida, permanecendo válida a operação atual praticada, segundo relatório operacional de março de 2023.
Os pedidos serão analisados pelo setor técnico da Artesp.
As linhas cujos autos e tabelas não forem atualizadas, deixarão as empresas operadoras passíveis a sanções.
Excepcionalmente pelo prazo de 90 dias não serão cobradas as taxas correspondentes aos pedidos de alteração de tabela horários das linhas/autos.
Para publicar o Comunicado, a DPL levou em consideração alguns fatores, como a necessidade das empresas de ônibus que atuam no sistema intermunicipal de passageiros adequarem suas operações em faca da demanda estabilizada, que hoje se encontra abaixo da aferida no período pré-pandêmico. Isso, segundo a DPL, “vem repercutindo negativamente na sustentabilidade das empresas”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Qual o motivo da foto da Empresa Cruz?
Apenas ilustrativo. A Cruz faz viagens intermunicipais, reguladas pela Artesp, apenas isso. Poderia ser qualquer outra empresa, como Cometa, Danúbico Azul, etc. Algum problema?
Grupo comporte domina as linhas intermunicipal no estado de são Paulo. Precisa quebrar monopolio
Falta é fazer mais linhas e deixar livre concorrência. Cada região tem seu monopólio.