EM PRIMEIRA MÃO: ViaMobilidade diminui em até 75% velocidade de trens ao trocar de via após descarrilamento, segundo funcionários. Velocidade geral também com redução.Concessionária confirma revisão

Trem da ViaMobilidade na estação Barueri da Linha 8-Diamante. Foto: Diário do Transporte

Nova determinação foi transmitida para a operação e tem com objetivo evitar novos problemas com trens saindo dos trilhos

WILLIAN MOREIRA

Após o descarrilamento de um trem na ViaMobilidade neste último final de semana, a concessionária emitiu nesta segunda-feira, 20 de março de 2023, uma nova diretriz direcionada aos seus operadores sobre o processo de troca de vias com um trem, segundo os própriso funcionários.

As instruções da ViaMobilidade colocam como velocidade maxima no processo de troca de uma via para outra de até 25 km/h, mas em alguns casos ou pontos de passagem, essa velocidade pode chegar a 10 km/h. Antes a velocidade permitida era de 40 km/h.

Isto representa uma diminuição de até 75% na velocidade liberada para essas operações, o que pode se refletir em determinados casos em um maior tempo de viagem ou espera por um trem, além de apontar uma preocupação por parte da empresa pertencente ao Grupo CCR, de novos descarrilamentos

Além disso, os trens não poderão ultrpassar 70km/h em viagem nas duas linhas.

Ao diminuir a velocidade, caso um trem venha a sair dos trilhos, o problema será em teoria, menor e de mais simples resolução, causando menos problemas.

O Ministério Público de São Paulo vai apurar esta redução de velocidade na troca de trilhos dentro das investigações sobre os problemas nas linhas 8 e 9.


Como mostrou o Diário do Transporte, no último sábado 18 de março a ViaMobilidade registrou o seu terceiro descarrilamento em 2023, desta vez nas proximidades da estação Itapevi da Linha 8-Diamante.

O local da ocorrência foi o mesmo onde em maio do ano passado, outro trem descarrilou.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/03/18/videos-imagens-registram-usuarios-da-linha-8-diamante-passando-mal-apos-mais-um-descarrilamento-na-viamobilidade-vagoes-andaram-sozinhos-tambem/

O Diário do Transporte procurou a ViaMobilidade para saber da empresa sobre essa determinação obtida pelo site com fontes, que confirmou a revisão da velocidade

Veja a nota enviada na íntegra:

Visando reforçar a segurança da operação, a ViaMobilidade adota constantemente procedimentos e estratégias operacionais nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Entre elas, está a revisão e acompanhamento da velocidade permitida ao longo das linhas.
As medidas fazem parte da implementação de ajustes e melhorias no percurso dos trens das linhas 8 e 9, que inclui diversas ações para o aperfeiçoamento da qualidade, da segurança e da confiabilidade nos serviços prestados.

Willian Moreira para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading