Concorrência dos ônibus em Espírito Santo do Pinhal é interrompida após recursos
Publicado em: 18 de março de 2023
Duas empresas licitantes questionam declaração da Verde Vale Transportes Urbanos como vencedora do certame
ALEXANDRE PELEGI
Espírito Santo do Pinhal, cidade do interior paulista com 45 mil habitantes, após dificuldades para realizar o processo de licitação para o transporte coletivo municipal, deu início a novo processo licitatório para a contratação de empresa para assumir o sistema em caráter definitivo.
No dia 04 de março de 2023, a prefeitura publicou aviso de Pregão Eletrônico, com data para recebimento das propostas do dia 06 até 17 de março, data de início da sessão de disputa de preços.
Após o julgamento das propostas, o pregoeiro declarou como vencedora do certame a empresa Verde Vale Transportes Urbanos e Rodoviários Ltda.
Neste sábado, 18 de março de 2023, a prefeitura de Espírito Santo do Pinhal comunicou que as licitantes SC Via Sta Helena Service Eireli e Transmassei Transporte & Logística Ltda, manifestaram intenção de interpor recurso contra a decisão.
Com isso, foi aberto prazo para apresentação dos recursos e das contrarrazões, o que pode alterar o resultado.

Em fevereiro de 2020, portanto há dois anos, a prefeitura lançou a primeira licitação para o transporte coletivo municipal. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/02/08/aberta-licitacao-do-transporte-coletivo-em-espirito-santo-do-pinhal/
O transporte coletivo, então responsabilidade da empresa TUGA (Viação Guaxupé Ltda), teve a concessão encerrada oficialmente em junho de 2016 após 20 anos de contrato.
Desde então, os serviços vinham sendo prestados em caráter emergencial.
Em abril de 2020 a prefeitura precisou marcar nova data para o certame, publicando novo aviso de licitação, com a sessão de abertura das propostas marcada para as 09h10 do dia 16 de junho seguinte. Relembre:
Nessas duas oportunidades a prefeitura declarou as licitações desertas.
Por causa disso, a administração municipal decidiu abrir processo de chamamento público para compor processo de contratação emergencial de transporte coletivo, pelo prazo de até 180 dias, em caráter urgentíssimo.
A publicação saiu na edição do Diário Oficial do Estado de 13 de agosto de 2020.
A Viação Itupeva Ltda foi a empresa contratada para a prestação de serviço do transporte coletivo no município, válido por 180 dias.
A empresa assumiu a operação no dia 17 de agosto de 2020, em substituição à antiga operadora, a Viação Guaxupé (Tuga), com a tarifa a R$ 3,35.
Com o fim do contrato com a Itupeva, no dia 16 de fevereiro de 2021 a prefeita de Espírito Santo do Pinhal, Cristina Brandão, anunciou nova empresa para assumir emergencialmente os transportes coletivos na cidade: a Viação Radar Eireli – ME.
No entanto, em 1º de julho de 2021 a Tuga voltou a assumir emergencialmente o transporte na cidade, após abandono da viação Radar (Tamboré).
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Eu acho uma palhaçada, que a população tenha que conviver com as incertezas de um transporte público ruim e ainda ter que se deparar com os problemas de licitações e empresas que sequer conhecem a cidade. uma falta de respeito COM A POPULAÇÃO QUE UTILIZA O TRANSPORTE PÚBLICO TODOS OS DIAS.
Que demore um pouco mais que passe nos horários certos e mais horários pois ninguém tem dinheiro pra Uber todo dia né 🙏😘❤️💙🌹