Empresas de ônibus de BH adiantam que sem subsídio, aumento de funcionários terá de ser repassado para a tarifa

Procuradoria-Geral do Município ajuizou ação no TRT pedido por abusividade da greve

LUANA COUTINHO/ALEXANDRE PELEGI

Trabalhadores do transporte público coletivo de Belo Horizonte (MG) seguem com a paralisação, reivindicando reajuste salarial de 8,2%, volta do tíquete alimentação nas férias e mudança de profissionais por intervalo.

A prefeitura de Belo Horizonte disse que está tomando as medidas cabíveis para restabelecer a normalidade na circulação dos ônibus. A Procuradoria-Geral do Município ajuizou uma ação no Tribunal Regional do Trabalho, requerendo a declaração de abusividade da greve.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), por meio de nota, informa que o aumento pedido pelos funcionários deverá ser repassado para as tarifas, já que as empresas não têm capacidade financeira para arcar com o reajuste, sem tarifa e sem subsídio.

Veja na íntegra a nota da Setra-BH:

“A entidade, a partir desta informação, está encaminhando Ofício ao Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitando audiência de mediação, incluindo também o Poder Concedente, já que os reajustes salariais concedidos devem ser repassados imediatamente para a tarifa cobrada do usuário.

Destaca que o congelamento das tarifas desde 2018 e os aumentos nos custos de 2018 até a presente data, estrangularam financeiramente as empresas.

O Subsídio Emergencial (e temporário), concedido em 1º de julho de 2022, foi apenas uma forma de viabilizar os custos de operação para que houvesse o aumento de 30% no número de viagens por dia útil, passando de 16.000 viagens para mais de 22.000 viagens.

Sem tarifa e sem subsídio, as empresas não têm capacidade financeira para assumir novas obrigações que se perpetuarão por tempo indeterminado.

Importante ressaltar que os trabalhadores não serão prejudicados, pois o SETRABH está garantindo a DATA-BASE da categoria, ou seja, a reposição salarial terá efeitos retroativos a outubro/2022.”

Luana Coutinho para o Diário do Transporte

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading