Prefeitura de São Paulo oficializa Grupo de Trabalho que vai estudar mototáxi por aplicativo

Gestão determinou suspensão da modalidade Uber Motos até conclusão de estudos

ADAMO BAZANI

A prefeitura de São Paulo oficializou nesta terça-feira, 10 de janeiro de 2023, a criação de um grupo de trabalho que vai estudar a possibilidade de a cidade ter serviços de transporte individual de passageiros em motos, remunerado e solicitado por meio de aplicativos de celular.

A criação deste grupo está na edição do Diário Oficial da cidade desta terça-feira (10).

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 05 de janeiro de 2023, a gigante de aplicativos Uber, anunciou o início da modalidade Uber Motos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes decidiu proibir a modalidade porque na capital fluminense já existem mototáxis regulamentadas e as regras não incluem o que a Uber propõe.

Já em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes suspendeu no dia 06 de janeiro de 2023, a modalidade para a realização destes estudos.

Entretanto, no aplicativo ainda é possível encontrar a opção de transporte de passageiros por motos na capital paulista.

Fazem parte deste grupo, os seguintes membros: o Secretário Executivo de Transporte e Mobilidade Urbana – SETRAM, Gilmar Pereira Miranda; o diretor do Departamento de Transportes Públicos – DTP, Roberto Cimatti; e os servidores João Bonett Neto; Débora de Freitas; Valtair Ferreira Valadão; e Paulo Eduardo Soares Junior .

A portaria cita a Meta 39 do Programa de Metas da Prefeitura do Município de São Paulo, que trata da redução do índice de mortes no trânsito para 4,5 por 100 mil Habitantes; a necessidade de zelar pela saúde dos cidadãos no Município de São Paulo e o impacto no sistema público de saúde; e de promover estudos atinentes aos aspectos da segurança, do cumprimento da legislação de trânsito, do conforto dos usuários e demais questões correlatas de interesse público.

A publicação oficial ainda leva em conta a deliberação do CMUV – Comitê Municipal de Uso do Viário, pela suspensão do serviço e criação de Grupo de Trabalho.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading