VÍDEOS: Viação Guaianazes coloca em circulação mais 15 ônibus zero km em Santo André a partir de segunda (26)

Foto: Ádamo Bazani/Diário do Transporte

Veículos são do modelo Caio apache Vip de quinta geração com chassi Mercedes-Benz OF-1724L

ÁDAMO BAZANI/ARTHUR FERRARI

A Viação Guaianazes, líder do Consórcio União Santo André, apresentou nesta sexta-feira, 23 de dezembro de 2022, mais um lote de ônibus zero Km.

Desta vez são 15 unidades que a partir de segunda-feira, dia 26, passam a atender três linhas municipais: Cinco ônibus irão para a linha I-02; Cinco irão para a linha T-15 e os outros cinco para a linha T-17.

A cerimônia de entrega teve a presença do prefeito Paulo Serra, que comentou que desde o início de sua primeira gestão, há quase seis anos, já foram trocados 148 ônibus urbanos. Hoje a cidade tem 344 coletivos em circulação.

De acordo com Serra, o objetivo da administração é que toda a frota seja renovada até o final de 2024.

Segundo Danilo Fernandes, diretor da Viação Guaianazes, somente o Consórcio União Santo André, em 2023, tem a estimativa de entregar 50 novos ônibus.

Um dos planos da empresa é substituir, a partir do próximo ano, os ônibus Midi, que são menores, por veículos convencionais, de maior porte.

Os ônibus entregues nesta segunda seguem o padrão que a viação Guaianazes tem adotado nas últimas renovações.

Os veículos, modelo Caio apache Vip de quinta geração, possuem chassi Mercedes-Benz OF-1724L, suspensão à ar, elevadores para pessoas com deficiência ou baixa mobilidade, ar condicionado, vidros escurecidos, portas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos e preparação para receber Wi-Fi e internet gratuita para os usuários.

Somente a Guaianazes, segundo Paulo Serra, tem uma idade média de frota de aproximadamente quatro anos, sendo uma das menores do consórcio.

TARIFA

O Prefeito Paulo Serra, questionado sobre uma possível elevação das tarifas de ônibus em 2023, disse que na próxima semana deve haver uma reunião com os membros do Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne prefeitos da região. O objetivo é alinhar condutas, não somente no ABC Paulista, mas também identificar as pretenções da capital e de outras cidades da Grande São Paulo que não pertencem ao ABC.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o Prefeito Ricardo Nunes, juntamente com o governador eleito Tarcísio de Freitas, diz que estudará a possibilidade de um congelamento da tarifa dos ônibus municipais gerenciados pela SPTrans e do transporte metropolitano (Trilhos e ônibus da EMTU).

O prefeito de Santo André, entretanto, destacou que se houver alguma decisão apontando para o aumento, o reajuste não será superior aos índices inflacionários desde o último reajuste.

O Diário do Transporte também questionou Paulo Serra a respeito da licitação do sistema troncoalimentado de Vila Luzita individualmente, que representa a maior demanda de passageiros na cidade.

De acordo com o prefeito, desde 2016, quando começaram as operações emergenciais e atualmente a título precário da Suzantur, a prefeitura tenta licitar o sistema, mas nas mais recentes tentativas, por duas vezes o resultado deu deserto, ou seja, sem interessados e propostas.

Serra disse que o sistema de transporte de Santo André é reavaliado, e com base nas novas informações de origem, destino e demanda, que mudaram com o pós pandemia, há a possibilidade de se pensar em lançar um edital mais próximo da realidade das locomoções da cidade.

Ele ainda afirma que a demanda perdida em relação ao período antes da pandemia não foi totalmente recuperada, sendo que aproximadamente 80% dos passageiros que antes eram transportados, atualmente se deslocam pelos ônibus municipais.

Veja os vídeos:

Veja mais fotos:

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Opa ! aí sim…..já estava na hora de trocar os micrões, cambaleados, estrupiados, e cheios de gambiarras das linhas I07 e B11…da Carijós…..Parabéns prefeito Serra.

  2. MARIO CUSTÓDIO disse:

    A UNIÃO SANTO ANDRÉ está correspondendo ao que se espera, colocando ônibus novos a serviço da população. Quem ganha são os andreenses. Muito bom!

  3. Sergio disse:

    Espero sejam para acrescentar e não para substituir, pq sempre chegamos a ficar mais de meia hora esperando o circular I02. E lamentávelmente os ônibus de Santo André não fazem integração para lugar algum!

  4. Kleber Antonio disse:

    Tá demorando muito para trocar esses ônibus hein o 04 só tem ônibus cai na hospedagem enferrujado barulho insuportável e até agora nada hein 04

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading