VÍDEO: Trem arrasta carreta com maquinário no Paraná

Caminhão ficou preso na linha e maquinista não conseguiu parar a tempo

ADAMO BAZANI

Um trem da Rumo Logística arrastou por vários metros uma carreta da JSL que estava com um maquinário em Ortigueira, região dos Campos Gerais, no Paraná.

A batida ocorreu na manhã de terça-feira, 13 de dezembro de 2022.

Imagens realizadas por pessoas que estavam nas proximidades no momento do acidente mostram que o veículo ficou preso nos trilhos.

Em um determinado momento, o trem se aproximou e o maquinista não conseguiu parar.

Três pessoas que estavam próximas do caminhão conseguem sair correndo a tempo.

Apesar das imagens impressionantes e das dimensões dos veículos envolvidos, ninguém se feriu.

A colisão ocorreu por volta de 11h.

O cavalo mecânico da carreta ficou destruído.

O maquinário da empresa produtora de papel e celulose, Klabin, ficou bem danificado.

Em nota ao Diário do Transporte, a Rumo informou que prestou todo o atendimento necessário e que o maquinista adotou os procedimentos corretos.

Também em nota ao Diário do Transporte, a JSL informou que o motorista também seguia o gerenciamento de rotas e os procedimentos corretos.

Veja abaixo as notas na íntegra:

RUMO:

Um caminhão parou sobre a passagem em nível (PN) no momento em que o trem se aproximava na manhã de ontem (13/12), por volta das 11h, na região de Ortigueira (PR). O maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, mas não foi possível parar a tempo. Ninguém se feriu e a empresa prestou todo o suporte no atendimento.

Conforme as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a linha férrea é sempre preferencial. A empresa orienta os motoristas para que sempre fiquem atentos à sinalização e parem antes dos cruzamentos, observando a aproximação do trem para realizar a travessia segura.

JSL:

Na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, houve uma colisão no cruzamento com a linha férrea, em Ortigueira, envolvendo um trem de carga e uma carreta que transportava equipamento de colheita florestal. A JSL lamenta o acidente e confirma que houve apenas danos materiais e os colaboradores estão bem. Outros fretes foram realizados no mesmo local e o motorista seguia o rotograma (mapeamento e gerenciamento de rotas) e os procedimentos recomendados.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading