Cummins fornece motores a GNV para mais de mil ônibus na Estônia e no Azerbaijão

Produzida pela Solaris, na Polônia, frota de Talin, na Estônia, inclui o Urbino de 12 metros de piso baixo e a versão articulada de 18 metros

Frotas são compostas por modelos produzidos pelas fabricantes Solaris, da Polônia, e BMC, da Turquia

ALEXANDRE PELEGI

A Cummins, multinacional com sede em Columbus, Indiana, nos Estados Unidos, vem investindo cerca de US$ 1 bilhão anualmente em pesquisa e desenvolvimento.

A empresa acaba de vender mais de mil motores a GNV que equipam frotas de ônibus das capitais, Talin, na Estônia, e Baku, no Azerbaijão.

TALIN, ESTÔNIA

No caso da capital Talin estão sendo entregues 340 ônibus de uma nova frota Solaris Urbino CNG, fabricados pela empresa polonesa Solaris Bus & Coach, movidos por motores Cummins L9N.

A Cummins informa que estes veículos funcionarão com gás biometano renovável de usinas de biogás recém-estabelecidas, que produzem combustível quase zero de carbono a partir de resíduos biológicos.

Todos foram encomendados pela operadora local AS Tallinna Linnatransport.

A frota, toda produzida na sede da Solaris, na Polônia, inclui tanto o Urbino de 12 metros de piso baixo, que transporta até 80 passageiros, quanto a versão articulada de 18 metros, capaz de acomodar até 150 passageiros, fornecendo capacidade extra de passageiros durante os horários de deslocamento intenso.

O design do ônibus de várias portas e piso baixo proporciona fácil acesso e melhor sociabilidade devido à operação suave e silenciosa do motor L9N a gás natural com 320 cavalos de potência.

Além das emissões ultrabaixas, os ônibus oferecem robustez, percorrendo 80.000 quilômetros por ano.

Na capital estoniana 76% dos residentes usam transporte público, o que aumenta a importância dos novos ônibus. Até o final de 2022 os novos ônibus alcançarão uma taxa de renovação de 70% da frota, o que representa a troca de veículos mais antigos por outros mais avançados e de última geração.

Ônibus BMC, modelos Procity e Neocity, equipados com motores Cummins L9N a gás natural

BAKU, AZERBAIJÃO

Já em Baku, capital do Azerbaijão, foram encomendados 700 ônibus BMC Procity e Neocity, todos equipados com os mesmos motores Cummins L9N a gás natural.

A BMC tem sua sede na Turquia.

De acordo com a Cummins, o gás natural é uma solução de energia alternativa econômica em Baku devido à disponibilidade de abastecimento local, proveniente do Mar Cáspio.

Os motores L9N não só contribuem para a redução das emissões de carbono, como também fazem parte de um programa mais amplo que visa incentivar o uso de ônibus , reduzindo o número de veículos nas vias da cidade.

A última geração do motor Euro VI L9N representa um avanço significativo na tecnologia de motores a gás natural limpos”, garante a Cummins, que ressalta que muitas frotas de ônibus que operam em toda a Europa, incluindo Madri, Paris e Varsóvia, se beneficiam do modelo Cummins L9N .

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading