Alesp aprova PL que permite ao Estado a criação de linhas curtas de transporte sobre trilhos para cargas e pessoas

Transporte de cargas é todo operado pelas concessionárias federais Rumo, MRS e VLI.

Metade da malha ferroviária no Estado está abandonada ou subutilizada, e Governo paulista poderá agora reativá-la

ALEXANDRE PELEGI

O Estado de SP tem 5 mil quilômetros de trilhos. Neles, parte do transporte de cargas é todo operado pelas concessionárias federais Rumo, MRS e VLI.

Já o transporte de passageiros tem sua maior parcela em atividade na Grande São Paulo, operada pela CPTM e Metrô.

A outra metade da malha ferroviária no Estado está abandonada ou subutilizada.

Para reativar boa parte desses trilhos o Governo paulista conseguiu agora um grande instrumento: a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de SP) ) aprovou nessa terça-feira, 29 de novembro de 2022, o Projeto de Lei 148/22, proposto pelo Estado, que autoriza a retomada do modal ferroviário para transporte de cargas e pessoas através de shortlines — linhas de trajeto curto.

Elaborado pela Secretaria de Logística e Transportes, a legislação permite a exploração das ferrovias por três formas: através de autorização especial, concessão ou PPP (Parcerias Público-Privadas).

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, explica que o PL 148/22 é essencial para o Estado de São Paulo exercer, no setor ferroviário, a mesma relevância que detém na economia nacional. “Trata-se de um modal de suma importância para o PIB brasileiro, além de ser um meio de transporte mais sustentável, que vai gerar mais desenvolvimento e empregos ao Estado”, afirma Machado Neto.

Além das shortlines, que permitirão a retomada de trechos abandonados em vários municípios do Estado, a aprovação do PL 148/22 beneficia o transporte ferroviário de passageiros. Vale lembrar que o Governo paulista assinou em abril convênio com municípios que farão parte do TIC (Trem Intercidades) São Paulo-Campinas, o primeiro do interior.

O coordenador do GT Ferrovias SP, Luiz Alberto Fioravante tem feito reuniões técnicas com prefeitos, autoridades locais e empresários de vários setores em diversas cidades paulistas, como Santos, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Nos encontros, ele apresentou o PL 148/22, agora aprovado, e o Plano Estratégico Ferroviário de SP (PEF/SP), em preparação.

Fioravante acredita ser este um dos maiores projetos do governo paulista. “São Paulo deve ampliar sua capacidade logística contando com a malha ferroviária para transporte de cargas e de pessoas”, afirma Fioravante.

Comentários

Comentários

  1. Marco A da Silva disse:

    Projeto muito bom! Tomara que também atenda os municípios menores que são os mais saqueneados no assunto transporte público intermunicipal! Reféns dos grandes grupos de ônibus!

    1. Renato Carlos Pavanelli disse:

      Corretíssimo, Marco A da Silva, especialmente transporte de pessoas sobre trilhos não importa para o empresário brasileiro. Deveriam se juntar, unirem forças, criarem uma poderosa associação no transporte de passageiros sobre trilhos atravessando o Brasil de ponta a ponta, creio, que ganhariam muito dinheiro e ajudariam a descongestionar, cidades e rodovia.

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