São Paulo: Garcia diz que deixará R$ 32 bilhões em caixa para Tarcísio no Estado

Obras de expansão da linah 2-Verde do Metrô de São Paulo

Informação foi revelada nesta terça-feira (15), em conferência com investidores em Nova Iorque; Confira as obras de mobilidade mais factíveis, seja com trilhos ou ônibus

ADAMO BAZANI

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, vai receber o Estado com R$ 32,2 bilhões em caixa.

A informação foi revelada nesta terça-feira, 15 de novembro de 2022, pelo atual governador, Rodrigo Garcia, em conferência internacional do evento LIDE Brazil Conference New York, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, com apoio institucional da Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Ainda de acordo com Garcia, o Governo de São Paulo vai fechar o biênio 2021-22 com recorde de R$ 50 bilhões em investimentos públicos.

“Nosso governo vai alcançar investimento público recorde de R$ 50 bilhões nos últimos dois anos, além de um caixa de mais de R$ 32 bilhões para a futura administração estadual. São Paulo tem as contas públicas saneadas como há muito não se via. Isso é decisivo para atrair investidores e gerar mais emprego, renda e progresso social”, afirmou Rodrigo Garcia, de acordo com nota do Palácio dos Bandeirantes.

OBRAS DE MOBILIDADE:

Uma parte das obras de mobilidade prometidas por Tarcísio na campanha já está em andamento ou processo de elaboração.

Entre as principais obras e projetos de concessão estão:

– Expansão da Linha 2-Verde do Metrô para a Penha, na zona Leste, e, posteriormente, para Guarulhos, na Grande São Paulo;

– Implantação do BRT (Bus Rapid Transit) – corredores de ônibus elétricos rápidos, entre o ABC Paulista e a capital, com investimento privado (NEXT Mobilidade) e gerenciamento do Estado;

– Expansão do monotrilho da linha 15-Prata até Cidade Tirantes, na zona Leste;

– Conclusão do monotrilho da linha 17-Ouro (zona Sul);

– Concessão das linhas de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de quatro regiões da Grande São Paulo cuja licitação deveria ter sido feita em 2016;

– Conclusão da estação de trem e terminal de ônibus Varginha (zona Sul);

– Lançamento da licitação do TIC (Trem Intercidades), pensado inicialmente para ligar São Paulo, Campinas e Americana;

– Conclusão do Trecho Norte do Rodoanel;

– Expansão da linha 13-Jade de trens para Guarulhos;

– Avanço do projeto da linha 20-Rosa de Metrô, entre o ABC Paulista e a zona Oeste da capital

– Conclusão da linha 6-Laranja de Metrô, entre São Joaquim (centro da capital) e Brasilândia (zona noroeste da capital);

– Expansão da Linha 4-Amarela de metrô para Taboão da Serra;

– Concessão das linhas de ônibus rodoviários pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo que não sai desde 2006;

– Conclusão da implantação de portas de plataforma das linhas estatais de metrô;

– Licitação da linha 1-Celeste de metrô entre o Bosque Maia, em Guarulhos, e o Anhangabaú, no centro da cidade de São Paulo;

GASTOS COM PESSOAL E DESONERAÇÃO:

De acordo com nota do Governo do Estado, Garcia ainda falou sobre gastos com pessoal que foram reduzidos e desoneração fiscal.

Veja abaixo:

O evento reuniu investidores brasileiros e internacionais para um ciclo de apresentações de autoridades públicas como o ex-presidente Michel Temer, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), empresários e economistas de destaque no Brasil.

No relatório apresentado durante a agenda internacional, Rodrigo também destacou os índices positivos de São Paulo em relação à dívida pública (1,20) e a gastos com pessoal (38,7% no Executivo e 45,43% em todos os poderes estaduais). Ambos estão no nível mais baixo da série histórica e distantes dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

“São Paulo é o estado mais desenvolvido do Brasil porque reúne economia diversificada, mão de obra altamente qualificada e um grande parque tecnológico e científico. Mas também porque fez as escolhas certas na administração pública. Na gestão que iniciamos em 2019 e vamos concluir ao final de 2022, o rigor fiscal e a eficiência nos gastos permitiram resultados históricos”, acrescentou.

O governador ainda falou sobre o programa de desoneração estadual para fomentar investimentos privados e liberação de créditos para o setor produtivo. Neste ano, o Governo de São Paulo intensificou o combate à chamada guerra fiscal com devolução ampliada de créditos acumulado do ICMS, regulamentação para benefícios tributários e novos instrumentos para financiamento do setor produtivo.

A partir de 2023, Rodrigo acredita que os bons resultados econômicos e fiscais de São Paulo poderão servir de modelo para um novo plano nacional de desenvolvimento e geração de emprego. O governador também voltou a defender a revisão do pacto federativo para que Estados e municípios possam ampliar investimentos públicos e fortalecer as gestões locais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. vou anotar aqui…se for verdade, até final do mandato deste senhor, aventureiro, que certos paulistas votaram. Só digo uma coisa, NÃO MEXAM NA MINHA COMPANHIA A CPTM. EU Viro bicho…vou incomodar.

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