Teresópolis (RJ) adia licitação para Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura citou como motivo as contribuições apresentadas por possíveis licitantes durante a fase de esclarecimentos e impugnações

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Teresópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro com quase 190 mil habitantes, adiou a licitação para contratação de empresas para a confecção do Plano de Mobilidade Urbana do município.

O Edital, lançado em abril deste ano, propunha como preço máximo o valor de R$ 1,4 milhão (R$ 1.423.125,00), e prazo de vigência contratual de 18 meses, a contar da data de emissão do Empenho.

O aviso de adiamento por tempo indeterminado (sine die) foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 09 de novembro de 2022.

O certame será realizado na modalidade Tomada de Preços, e foi suspenso, de acordo com a prefeitura, para levar em consideração “contribuições apresentadas por possíveis licitantes durante a fase de esclarecimentos e impugnações”.

Dentre as obrigações da futura contratada, estão os seguintes processos:

= Projeto de mobilidade para a área central da cidade, com a criação de espaços convidativos à ampliação do uso pela população da área central, com reflexos no desenvolvimento econômico da região;

= Estudos de adequação do Transporte Público, o que contempla Implantação de uma infraestrutura para o transporte coletivo com faixas exclusivas; requalificação dos abrigos com informações ao usuário; ampliação da rede cicloviária; construção de obras de arte especial e ampliação de terminais de integração, quando for o caso;

= Estudo de modelo de gestão pública para a mobilidade urbana no município, que possa servir aos propósitos de implantação das ações decorrentes do Plano de Mobilidade;

A relação de produtos obrigatórios dos estudos é a seguinte:

a) Relatório de Planejamento das Pesquisas de Campo;

b) Relatório de resultados dos levantamentos e pesquisas;

c) Relatório do Diagnóstico e Prognóstico, com a entrega do software de modelagem e planejamento de transporte desenvolvido;

d) Relatório do Plano de Mobilidade Urbana;

e) Relatório do Projeto Específico para a Área Central;

f) Relatório do Projeto Específico de Aprimoramento do Transporte Público e preparação de Edital para a Concessão do Serviço de Transporte Coletivo; e

g) Relatório do Projeto Específico do Modelo de Gestão Pública.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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