Linhas da EMTU (NEXT Mobilidade) no ABC Paulista recebem autorização para oferecer integrações sem a necessidade de pagamento de duas tarifas em diferentes ônibus
Publicado em: 8 de novembro de 2022

Medida é para baratear e facilitar ligação entre São Bernardo do Campo (Universidade Federal do ABC), Diadema e a zona Sul da capital paulista
ADAMO BAZANI
A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) do Estado de São Paulo publicou em Diário Oficial desta terça-feira, 08 de novembro de 2022, resolução que autoriza a integração física e tarifária entre seis linhas de ônibus intermunicipais entre o ABC Paulista e a capital gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e operadas pela concessionária NEXT Mobilidade (ABC Sistema).
A medida é para baratear e facilitar ligação entre São Bernardo do Campo (Universidade Federal do ABC), Diadema e a zona Sul da capital paulista.
Com o uso do Cartão TOP ou dos saldos remanescentes do Cartão BOM, para mudar de ônibus não será necessário pagar duas passagens inteiras, sendo possível, agora, conseguir desconto entre as linhas.
Mas atenção: os descontos não valem para todas as linhas da NEXT Mobilidade e, sim, somente para estas seis linhas e de acordo com o esquema que está na portaria.
Linhas envolvidas:
050TRO São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis) – São Paulo (Saúde) via São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro) e Diadema (Jardim Campanário)
148EX1 São Bernardo do Campo (UFABC) – São Bernardo do Campo (Avenida Kennedy)
149TRO São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Doutor Nicolau Delic) – São Bernardo do Campo (Vila São José) via São Bernardo do Campo (Caminho do Mar)
153TRO São Bernardo do Campo (Conjunto Terra Nova II) – São Paulo (Terminal Sacomã) via São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro)
154TRO São Bernardo do Campo (Jardim Nazareth) –São Paulo (Terminal Sacomã) via São Bernardo do Campo (Rudge Ramos) operados
359TRO São Bernardo do Campo (Terminal Metropolitano Ferrazópolis) – São Paulo (Saúde) via São Bernardo do Campo (Caminho do Mar)
Esquema de Integração:
– Integração da 359TRO com 050TRO ou da 148EX1 com 359TRO
Sentido Campus UFABC/Linha 050TRO ou 359TRO: Ao embarcar no atendimento 148EX1 o usuário paga a tarifa correspondente a R$4,80, desembarca no trecho comum aos atendimentos envolvidos e acessa a linha metropolitana 050TRO ou 359TRO pagando o complemento de R$ 0,90 em seu cartão
Sentido Linha 050TRO ou 359TRO/Campus UFABC: Ao embarcar na linha 050TRO ou 359TRO o usuário paga a tarifa correspondente a R$5,70, desembarca no trecho comum aos dos atendimentos envolvidos e acessa as viagens semiexpressas 148EX1 sem desconto de valores em seu cartão.
– Integração da 148EX1 com 148TRO ou 148EX1 com 149TRO
Sentido Campus UFABC/Linha 148TRO ou 149TRO: Ao embarcar no atendimento 148EX1 o usuário paga a tarifa correspondente a R$4,80, desembarca no trecho comum aos atendimentos envolvidos e acessa a linha metropolitana 148TRO ou 149TRO sem desconto de valores em seu cartão.
Sentido Linha 148TRO ou 149TRO/Campus UFABC: Ao embarcar na linha 148TRO ou 149TRO o usuário paga a tarifa correspondente a R$4,80, desembarca no trecho comum aos atendimentos envolvidos e acessa as viagens semiexpressas 148EX1 sem desconto de valores em seu cartão.
– Integração da 148EX1 com 153TRO ou 148EX1 com 154TRO
Sentido Campus UFABC/Linha 153TRO ou 154TRO: Ao embarcar no atendimento 148EX1 o usuário paga a tarifa correspondente a R$ 4,80, desembarca no trecho comum aos atendimentos envolvidos e acessa a linha metropolitana 153TRO ou 154TRO pagando o complemento de R$ 2,00 com o mesmo cartão.
Sentido Linha 153TRO ou 154TRO/Campus UFABC: Ao embarcar na linha 153TRO ou 154TRO o usuário paga a tarifa correspondente a R$ 6,80, desembarca no trecho comum aos atendimentos envolvidos e acessa as viagens semiexpressas 148EX1 sem desconto de valores no em seu cartão.
A resolução entra em vigor na data de sua publicação, com eficácia a partir do início da operação integrada.
O documento oficial diz ainda que a NEXT Mobilidade não vai poder pedir reequilíbrio econômico-financeiro por causa dos descontos concedidos aos passageiros.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Com um detalhe: a 148 EX1 foi paralisada na pandemia e não voltou até hoje. Se é para ressuscitá-la, que seja aumentando o seu itinerário.
Esta integração devia ser extendida a todas as linhas… afinal que trabalha e mora no ABCD e utiliza as linhas da next merecem esta oportunidade. Não só em Sao Bernardo…
Nossa trabalho na zona leste moro em Santo André, minha cidade não foi contemplada por São Bernardo do Campo, foi e Santo André,assim com que desce no terminal São Mateus com destino a Santo André não .
Este benefício deveria ser utilizado em todas as linhas da Next. Afinal quem morave trabalha no ABCD merece esta oportunidade, não sóem SBC. Mesmo que pague uma pequena taxa no segundo ônibus,
Já passou da hora das integrações das linhas no ABCD! agora que uma única empresa!
Quando começam essas integrações?
Soube que essas integrações serão iniciadas em 19 de novembro.
E eu sonhando que seria igual as linhas municipais. De SBC ou SP..
Moro em Mauá e next mobilidade não colocou nenhum desses opção e ainda só tem carro velho não coloca nenhum carro novo só sucata que nem a antiga eaosa e disseram que iam colocar carro novos Mauá e ribeirão só recebendo os restos dos ônibus que rodaram em São Bernardo disse que seria pra melhorar está pior um monte de ônibus que vieram do Rio de janeiro tudo sucateado