É “Fake” insinuação em vídeo que diz que militares vão tomar o poder no Brasil pegando trem da CPTM
Publicado em: 7 de novembro de 2022

De acordo com companhia, imagens são de 2018 e se referem a um treinamento habitual
ADAMO BAZANI
Os militares não vão tomar o poder no Brasil usando trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Leitores procuraram na manhã desta segunda-feira, 07 de novembro de 2022, o Diário do Transporte preocupados com um vídeo com vários soldados em uma estação no qual é insinuado que “alguma coisa vai acontecer”.
Nas imagens, uma narração sem identificação e com um tom de “Breaking News” diz que está havendo uma “aproximação sucessiva”, mostrando soldados nas plataformas enquanto trens passavam normalmente e passageiros caminhavam tranquilos.
O Diário do Transporte procurou a CPTM e essa tal aproximação sucessiva é mentira.
E diferentemente do que diz o narrador anônimo, nada está para acontecer porque já aconteceu.
O que aconteceu na estação de trem foi um treinamento habitual que ocorreu em 2018, ou seja, pegaram um vídeo de quatro anos atrás e inventaram algo como se fosse atual. Aliás, essa prática virou comum entre os disseminadores de “Fake” e está até manjada.
De acordo com a CPTM, em nota ao Diário do Transporte, o treinamento foi para recrutas.
Nos últimos dias têm circulado um vídeo em que militares estão fazendo a segurança da estação Calmon Viana, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira. A CPTM ressalta que o material é antigo e fez parte de um treinamento das Forças Armadas, denominado Exercício Anhanguera, que tem como finalidade preparar recrutas às atividades de Garantia de Lei e da Ordem, realizado em 2018 nos municípios de Suzano e Poá.
O Diário do Transporte não vai reproduzir o vídeo porque a narração não traz informações verdadeiras.
Mas o tom de alarmismo do vídeo gerou piadas por parte de internautas, como estas:
“Tudo bem que os tanques do Exército tão capenga, mas acho que os militares não têm tantos créditos assim no Bilhete Único para dar golpe de trem”
“Não duvido até. Todo mundo sabe que qualquer trem, ônibus e van de perueiro é mais forte que qualquer tanque que o Exército tem kkkk”
“Os militares podem avançar sobre o STF e o Congresso, mas avançar a faixa amarela da plataforma é só para os fortes. Não avancem enquanto o trem não abrir as portas, é mais perigoso vc cair no vão entre o trem e a plataforma que ter golpe”
“E se der pane? O golpe será com velocidade reduzida? E se o trem parar entre as estações. Será uma parada militar?”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
ADMIRO MESMO A FALTA DE INTELIGENCIA DE PESSOAS (AFLITAS), NOS TEMPOS DE HOJE, AINDA ACREDITAR E NÃO FAZER UM EXAME MINUCIOSO DOS FATOS. estes imbecis que postam isso, apostam na credulidade das pessoas fracas e imediatistas e isso por conta da disseminação dos simpatizantes deste governo. nas redes.
Isso aí , pode ser um treinamento ,agora o que acontecendo tantos caminhões e tanque do exército nas estradas é realmente uma movimentação estranha, mais vamos aguardar afinal uma população em massa nas ruas alguma coisa vai dá…
O estranho é que os transeuntes usam máscaras, e em 2028 ninguém falava em covid
Ta dificil aguenta tanta gente que não sabe perder aff…gente perder faz parte da nossa vida…vida que segue gente vamos produzir pra uma vida melhor pra nossa subsistençia e familia..
Inclusive, o mesmo fizeram com vc a acreditar que as eleições não houve interferência do judiciário, por exemplo.
O Google e esquerda trouxa e quem acredita na mídia , desde o Egito antigo o povo e enganado , lembrando que os políticos estão para nos servir , não nos a eles