Manaus faz audiência pública para debater transporte Complementar
Publicado em: 5 de novembro de 2022

Encontro ocorreu nessa sexta-feira (4); licitação está prevista para o início do próximo ano
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 4 de novembro de 2022, uma audiência pública em que se discutiu o modelo do transporte Complementar.
A proposta, já transformada em Lei municipal, propôs a substituição dos atuais micro-ônibus dos sistemas Alternativos e Executivos.
O edital de licitação deverá ser lançado em meados do próximo ano, e os novos veículos chegarão a Manaus no segundo semestre de 2023.
O diretor-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), Paulo Henrique Martins, explicou que a audiência foi para debater a proposta feita pelo prefeito David Almeida, que estabeleceu metas para o sistema de transporte, em que a melhoria do sistema Executivo e Alternativo é uma delas.
A nova lei já foi regulamentada, dando lugar ao sistema Complementar com 320 vagas.
O próximo passo é o processo de licitação, para o qual é exigido a realização de uma audiência pública.
“Hoje apresentamos para a sociedade como vai funcionar o novo sistema e como ele será integrado ao sistema de transporte. Teremos um sistema de transporte de modo que quem ganha será a sociedade e a cidade de Manaus, por determinação do nosso prefeito”, destacou Martins.
O novo sistema substituirá o serviço alternativo e integrará o transporte Complementar ao sistema público urbano.
Ele terá viagens programadas, frota estabelecida, e o passageiro poderá utilizar o vale transporte, o cartão do estudante e ainda os cartões gratuidade para Pessoa com Deficiência (PcD).
A prefeitura prometeu que o novo serviço complementar terá uma tarifa mais barata do que a do transporte Executivo.
Além disso, o transporte Complementar vai permitir a utilização de linhas diretas e também linhas que atenderão os terminais e as estações. Isso significa que com uma única passagem o usuário poderá fazer o deslocamento da maneira que achar melhor, por toda a cidade.
Para concorrer à licitação do novo modal basta que o interessado esteja habilitado dentro do edital e obedeça às regras.
O sistema de transporte urbano da capital amazonense atua hoje com três tipos de modais: sistema convencional, com ônibus que operam por toda a cidade; transporte de micro-ônibus Alternativos, que realizam o transporte entre as zonas Norte e Leste; e os Executivos, que rodam em todas as áreas da cidade.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes