Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo aprova obra de adequação da Plataforma 5 da Estação Luz
Publicado em: 4 de novembro de 2022

Condephaat, órgão estadual, já havia aprovado projeto de readequação. Concorrência da obra já foi feita e contrato assinado
ALEXANDRE PELEGI
O CONPRESP – Colegiado do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, aprovou parcialmente o projeto executivo de adequação da plataforma 5 da Estação da Luz para o Expresso Aeroporto.
A informação está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 04 de novembro de 2022.
O CONPRESP, no entanto, faz uma ressalva: a aprovação da obra está vinculada ao atendimento de uma diretriz, a de “apresentar detalhamento para fixação da rede de aço junto aos viadutos da Rua Brigadeiro Tobias e Avenida
Tiradentes antes de sua instalação”.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Companhia do Metrô já conseguiu a aprovação, em 22 de julho deste ano, do colegiado do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado aprovou por unanimidade o projeto executivo de adequação da plataforma 5 da Estação da Luz para o Expresso Aeroporto,
Enquanto isso a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano) encerrou o processo de licitação para adequação da plataforma 5 da Estação da Luz.
De acordo com Extrato de Contrato publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 22 de agosto de 2022, as obras para adequação da Plataforma 5 serão realizadas pela empresa Épura Engenharia E Construções Ltda.
O contrato, assinado nessa segunda-feira (22) tem o valor de quase R$ 8 milhões (R$ 7.932.548,87), com vigência de 18 meses.
No Instagram o presidente da Companhia, Pedro Moro, publicou um vídeo mostrando uma simulação de como ficará a obra:
A plataforma 5 da Luz é utilizada atualmente para os trens do Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade.
O espaço compreende apenas o embarque de três dos oito carros de cada trem, o que acumula passageiros comuns da Companhia e usuários do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Em setembro de 2021 o presidente da empresa, Pedro Moro, revelou a intenção da reforma em postagens em seu Instagram.
Nas imagens publicadas é possível perceber que toda a extensão da plataforma deverá receber melhorias como piso tátil, cobertura para proteção do sol e chuva, nova iluminação, bancos para aguardar o trem e possível novo piso.
Em nota oficial da CPTM, encaminhada ao Diário do Transporte após a publicação desta matéria, o presidente Pedro Moro afirmou: “Estamos trabalhando para que o Expresso Aeroporto chegue até a Barra Funda e as obras neste sentido já estão ocorrendo. Essas obras na Plataforma 5 visam aumentar o espaço para circulação de passageiros e oferecer serviços e mais conforto para estas pessoas”.
O Gerente de Projetos da CPTM, Eduardo Tavares de Lima, ressaltou que o projeto de adequação da Plataforma 5 foi totalmente desenvolvido pela própria estatal. “Além da capacidade técnica inquestionável dos nossos profissionais, isso gera uma grande economia para a companhia. Temos toda a expertise para desenvolver internamente esse e outros grandes projetos”, disse.
Ainda de acordo com o comunicado, a CPTM informa que após as alterações, a plataforma terá cerca de 175 metros de extensão e área operacional de 1542 metros quadrados. “Além disso, haverá uma área de 217 metros destinada a se tornar uma área de segurança. A linha de bloqueios existente será removida, mantendo-se apenas os guarda-corpos (cancelas fixas) laterais e a contagem será feita por novo sistema de câmeras”.
Além disso, haverá troca de pisos e a inserção de três áreas de jardim na plataforma para receber o escoamento das águas pluviais e promover a melhoria da drenagem local, além de ajudar na qualidade estética do ambiente.
“Também será construído uma rampa de acesso direto à Praça da Luz, novos sanitários públicos acessíveis e um novo prédio operacional, e serão instalados borrachões para atender às normas de acessibilidade. Serão feitas alterações no sistema elétrico e de iluminação, além de ampliação do sistema de detecção e alarme de incêndio para as novas edificações e extensão da plataforma e instalação de novas câmeras de segurança“, garante a empresa.
“As características vistas em toda a Estação da Luz, um patrimônio histórico, serão mantidas na Plataforma 5. As obras respeitarão todos os requisitos de segurança e respeitarão essa arquitetura singular que o nosso prédio possui”, finaliza o presidente da CPTM.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes