Parada Segura no transporte coletivo de Porto Alegre (RS) é prioridade da segunda assembleia temática do Orçamento Participativo
Publicado em: 2 de novembro de 2022

Plenária da Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana aconteceu na terça (1°), na Câmara Municipal
ARTHUR FERRARI
Na segunda noite da rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do OP (Orçamento Participativo), que aconteceu na última terça-feira, 1º de novembro de 2022, foi realizada a plenária da Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana, na Câmara Municipal de Porto Alegre (RS).
Contando com a presença do prefeito Sebastião Melo, a temática teve 76 inscritos e como primeira prioridade, elegeu o programa Parada Segura, responsável por estabelecer horários para embarque e desembarque de passageiros fora das paradas obrigatórias, com qualificação dos abrigos de ônibus e da sinalização.
Em segundo lugar, ficou a pavimentação de vias, em terceiro, a construção e reforma de escadarias, passarelas e pontilhões, e em quarto lugar, a segurança viária, com qualificação de placas, sinaleiras e faixas de segurança.
De acordo com o prefeito, as assembleias são oportunidades de ouvir a população. “Precisamos dar voz às pessoas, responder com seriedade e reconhecer as falhas. A mobilidade urbana é um tema muito complexo. Precisamos debater alternativas e construir soluções em conjunto”, diz Sebastião Melo.
Segundo a prefeitura, nas manifestações dos inscritos para falas, houveram muitos questionamentos sobre ônibus, grandes deslocamentos para atendimento de saúde, gratuidade no transporte público para quem mais precisa e problemas em calçadas.
Na ocasião, o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou os avanços do Mais Transporte, o Programa do governo que foca em qualificar o serviço. “Desde abril, foram colocadas mais de 3 mil viagens no sistema, reativamos 24 linhas, muitas delas atendendo ao pedido das comunidades. Além disso, estamos investindo em melhorias na infraestrutura do transporte com a manutenção de oito grandes terminais e 1.507 novos abrigos de ônibus, fruto de uma parceria com o setor privado”, explica o secretário.
O diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Paulo Ramires, destacou ainda a transparência na divulgação dos esforços de fiscalização, educação e engenharia de tráfego para o aumento da segurança viária na cidade.
Vale lembrar que nesta quinta-feira, 3 de novembro de 2022, acontece a Assembleia Temática Cultura e Juventude, na Câmara Municipal de Porto Alegre, às 19h.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte