Fresp prepara projeto para aproximar turismo rodoviário de mercado do setor
Publicado em: 26 de outubro de 2022

Fase inicial visa compreender anseios e necessidades do público-alvo para nortear ações e aprimorar serviços prestados pelas empresas de fretamento
ALEXANDRE PELEGI
Transformar o turismo rodoviário em um dos protagonistas da retomada do turismo no país…
Com esse objetivo a Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) iniciou em outubro de 2022 um trabalho de reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado do setor, organizadores e viajantes.
Para a diretora executiva da Federação, Regina Rocha, o turismo rodoviário será um dos protagonistas dessa retomada da viagens de lazer que vêm acontecendo aos poucos ao longo dos últimos meses, após o fim das restrições impostas pela pandemia.
Regina explica que de 2020 para cá muita coisa mudou, inclusive o perfil do turista, suas demandas e as experiências que passou a valorizar. “Nesse contexto, é preciso que o turismo rodoviário esteja bem posicionado para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista”, ressalta.
Um dos requisitos para isso é ouvir os ‘players’ do setor, para garantir que o turismo seja sempre executado com sustentabilidade e com qualidade.
“Assim será possível favorecer o pleno desenvolvimento do turismo rodoviário, a fim de prestar um serviço que atenda aos anseios dos clientes (turistas, agências de turismo e organizadores de viagens), mas sem deixar de ouvir os destinos para que também sejam contemplados nessa movimentação de turistas”, afirma Regina.
O projeto desenvolvido pela Fresp está intitulado como ‘Consultoria para reposicionamento do Turismo Rodoviário frente aos players do mercado’.
Ele irá reunir informações relevantes sobre o setor, que inclusive poderão contribuir para alimentar dados do Observatório do Turismo.
A diretora de Fresp entende que não há muitas pesquisas sobre o setor rodoviário, portanto, um estudo desta amplitude, ouvindo os usuários, agentes e representantes dos destinos, é necessário e pode contribuir com informações importantes sobre a participação dos equipamentos rodoviários no turismo do estado de São Paulo.
PROJETO
O projeto está sob a liderança de Fábio Pozati, doutor em Geografia pela UNICAMP, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Turismólogo pela USP.
O trabalho será desenvolvido ao longo de quatro meses.
O objetivo principal é posicionar o turismo para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista.
Estão previstas várias ações durante esse período, a saber: pesquisa voltada para os players; pesquisa voltada a quem utiliza o transporte rodoviário para viagens a lazer; reuniões com associações de classe; e capacitação para empresas de transporte por fretamento.
O professor Pozati explica que é essencial ouvir o que cada uma das pontas têm a dizer, para entender de que forma o turismo rodoviário é visto atualmente e mapear como o setor de fretamento pode melhorar seus serviços e se aproximar do público-alvo.
“Nossa intenção é ouvir agências, guias de turismo, prefeituras e/ou todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que promovam viagens e que estejam, de alguma forma, envolvidas com o turismo. Já junto às empresas de transporte e aos organizadores de viagens de lazer, conseguiremos obter mais informações sobre o perfil de quem pratica o turismo rodoviário, entendendo assim suas motivações, hábitos e nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelas empresas de fretamento rodoviário”, detalha.
Além da consultoria, a Fresp organizará reuniões com as associações de classe ligadas ao turismo, a fim de entender a demanda de cada uma delas e colocar o setor de fretamento à disposição.
O cronograma da consultoria prevê ainda a capacitação ‘Turismo Rodoviário – oportunidades e possibilidades’, que acontecerá de forma remota junto às empresas de fretamento rodoviário, tão logo a primeira fase de pesquisas seja concluída.
O trabalho de reposicionamento terminará com a idealização de três roteiros de turismo rodoviário, que funcionarão como um projeto piloto, para que as empresas associadas à FRESP se posicionem no mercado como consultores parceiros da cadeia produtiva do turismo, auxiliando guias de turismo, organizadores de viagens e agentes de viagens a oferecer as melhores soluções de mobilidade rodoviária ao seu cliente, pensando ainda na questão ambiental e social.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes