MP se manifesta favoravelmente à gratuidade em ônibus e trólebus EMTU, metrô e trem no segundo turno das eleições, domingo (30)

Segundo promotoria em ação do PSOL, custo do transporte pode ampliar índice de abstenção de eleitores

ADAMO BAZANI

Para o Ministério Público de São Paulo, o Governo do Estado deve conceder gratuidade nos transportes metropolitanos para todos os passageiros no domingo, 30 de outubro de 2022, segundo turno das eleições.

O 2º Promotor de Justiça de Direitos Humanos, Reynaldo Mapelli Júnior, e o Analista Jurídico do Ministério Público, Lucas Martins Bergamini, assinaram nesta terça-feira (25) parecer favorável ao benefício em ação movida por Guilherme da Costa Aguiar Cortez e Bancada Feminista do PSOL pedindo a gratuidade.

O sistema metropolitano engloba ônibus e trólebus gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a rede de trilhos (Metrô – linhas 1,2 e 3; monotrilho – linha 15, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – linhas 7,10,11,12 e 13; ViaMobilidade – linhas 5, 8 e 9; ViaQuatro – linha 4).

De acordo com o parecer, o custo do transporte pode ampliar o índice de abstenção de eleitores.

Há, portanto, claros indícios de que a não concessão da gratuidade do transporte público no segundo turno da eleição tem potencial de alijar pessoas pobres do direito fundamental ao voto de igual valor e não existe nenhum impedimento de ordem jurídica à concessão do benefício, conforme ADPF 1013.

Ainda segundo a manifestação, o Estado de São Paulo deve tomar as providências para a gratuidade.

“Assim, o Ministério Público de São Paulo manifesta-se pela “concessão da tutela de cautelar em caráter antecedente, para determinar que os Requeridos, com fundamento nos artigos 305 e seguintes do Código de Processo Civil e do artigo 14 da Constituição da República Federativa do Brasil, adotem as medidas necessárias para garantir a gratuidade do transporte público urbano coletivo de passageiros do Estado de São Paulo, no dia 30 de outubro de 2022, data em que ocorrerão segundo turno das Eleições de 2022”.

A Justiça ainda vai decidir.

EM ANÁLISE, DIZ GOVERNO:

O Governo do Estado de São Paulo informou oficialmente em resposta ao Diário do Transporte que estuda a possibilidade de conceder gratuidade para todos os passageiros nos transportes metropolitanos no próximo domingo, 30 de outubro de 2022, quando ocorre o segundo turno das eleições.

“Ainda está em análise pelo governo do Estado.”, diz a resposta enviada ao Diário do Transporte na noite desta segunda-feira (24).

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/10/24/governo-de-sao-paulo-confirma-que-estuda-gratuidade-em-transportes-metropolitanos-no-segundo-turno-das-eleicoes-domingo-30/

Como mostrou o Diário do Transporte, no último sábado (22), o ministro Luiz Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal) também estendeu a permissão para que as gratuidades fossem concedidas pelos governadores. Até então, a autorização era somente para prefeitos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/10/22/estados-tambem-podem-conceder-gratuidade-do-transporte-publico-nas-eleicoes-decide-stf/

As decisões do STF são apenas autorizações e não obrigações para prefeitos e governadores.

Nesta segunda-feira (24), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, também já havia anunciado a concessão da gratuidade nos ônibus gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte).
Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/10/24/tarifa-zero-passe-livre-eleicoes-gratuidade-segundo-turno/

Veja a manifestção na íntegra:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Deixe uma resposta