Cerca de 100 vigilantes patrimoniais uniformizados já atuam nas estações mais movimentadas do Metrô

Foto: Willian Moreira/Diário do Transporte

Seguranças são de empresas contratadas pelo Metropolitano de São Paulo e atuam desde setembro

ARTHUR FERRARI/WILLIAN MOREIRA

Desde setembro, cerca de 100 vigilantes uniformizados contratados por empresas que prestam serviços ao Metrô de São Paulo atuam nas estações mais movimentadas do sistema.

A informação foi confirmada ao Diário do Transporte neste domingo, 23 de outubro de 2022, pelo Metropolitano de São Paulo, que diz que os seguranças atuam das 7h às 19 e das 19h às 7h próximos aos elevadores, garantindo a correta utilização dos equipamentos, além de fazer rondas preventivas, com intenção de inibir ações de criminosos.

Confira a nota do Metrô.

Desde o final do mês de setembro 100 vigilantes patrimoniais uniformizados, de empresas contratadas pelo Metrô, prestam serviço nas estações de maior movimento. Eles atuam das 7h às 19 e das 19h às 7h junto aos elevadores para garantir a correta utilização, fazem ação de presença nos acessos e rondas preventivas para evitar o furto de equipamentos e preservar o patrimônio público.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

METRÔ DE SÃO PAULO

Vale lembrar que no último dia 21 de outubro, policiais militares de folga também começaram a atuar nas estações de Metrô através de um acordo de 15 meses, como mostrou o Diário do Transporte.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/10/21/pms-de-folga-comecam-a-atuar-nas-estacoes-de-metro-e-estatal-promete-concurso-de-seguranca-para-os-proximos-dias/

Arthur Ferrari e Willian Moreira, para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. João disse:

    Infelizmente isso não irá impactar na ação dos ambulantes que tanto nos incomodam constantemente, entre outros transtornos.

    Um absurdo nós pagarmos caro no transporte, sermos incomodados pelos ambulantes, destratados pelos seguranças quando relatamos alguma infração e ignorados pelo sistema quando comunicamos pelo SMS ou pelo aplicativo.

    Bons tempos quando o Metrô era um transporte seguro e livre de vandalismo e delitos, mas, por conta da omissão dos funcionários e do corporativismo do sistema, hoje nós estamos entregues a nossa própria sorte.

    Buscar soluções paliativas, em vez de atuação efetiva, não resolve problemas que aumentam a cada dia.

    PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

    1. Marcos Borges disse:

      Não sei João se privatizar iria resolver o problema. Veja a linha Lilás. Ela é privatizada mas andei nela algumas vezes e não gostei. Muito lenta,parece os trens da cptm, e numa dessas vezes peguei ela num dia que tava chovendo e dentro da estação era a estação Santa Cruz até tava cheia de infiltrações, e tava praticamente “CHOVENDO “dentro de alguns cantos dessa estação. É uma linha privatizada e não tive boa impressão dela.Faz um tempo que não ando nela,não sei como está agora(espero que derepente tenha melhorado).Agora tenho uma saudade muito grande do tempo que o metrô não era essa bagunça que vc falou aí e é verdade. Além dos ambulantes que ficam circulando dentro dos vagões do metrô e ficam vendendo de tudo e incomodam demais pois fazem muito barulho, tem ainda uns que falam que são músicos e tocam e cantam dentro dos vagões o que é muito irritante também. Alias esses que falam que cantam e tocam se eles querem virar artistas de sucesso,não é fazendo barulho nos vagões do metrô ou do trem que eles vão virar sucesso nacional. Eles que divulguem o trabalho deles pelas redes sociais,pelas rádios, enfim…corram atrás!

      1. João disse:

        Marcos, com certeza a privatização resolve, sim, muitos problemas, inclusive os problemas que visivelmente o Metrô faz vista grossa, como os ambulantes, por exemplo.

        Sempre que usei a linha lilás eu achei normal, pode talvez tenha ocorrido algum problema técnico quando estava lenta, isso ocorre também nas outras linhas. Nunca usei quando estava chovendo, então não sei responder o que pode ter acontecido. De qualquer forma é algo que pode ser formalizado para a empresa.

        O problema dos ambulantes vai muito além da ilegalidade. Eu já presenciei discussões, ameaças e até brigas, tanto com os usuários, como entre eles.Todos os dias é a mesma coisa.

        As denúncias nunca dão em NADA! Algumas vezes os ambulantes ficam berrando dentro dos vagões, na cara dos seguranças, que não fazem nada.

        Os cantores são outro problema sério, mas como o Metrô virou terra sem lei, o máximo que podemos fazer é lamentar e sermos obrigado a continuar contribuindo com o salário dos metroviários. Sem reclamar, é claro!

    2. Célia Calina disse:

      Não é o funcionário que pode botar esses sujeitos na cadeia.

      1. João disse:

        Quem pode colocar na cadeia é a justiça. Os funcionários devem fazer o trabalho deles, mas são omissos com os infratores e truculentos com quem os denúncia. Por esse motivo é que o Metrô chegou nessa situação.

    3. Silvio Santos disse:

      Seu pobretão de espírito que tanto se encomoda com os marreteiros. Isso deve ser porque você depende da porcaria de um salário mínimo, enquanto os marretas ganhas de 2 a 3 vezes mais que isso, além dos músicos. Vai andar de Uber seu pobre, porque até o táxi deve ser caro pra você, seu duro !!! Não deve ter 1 real no bolso pra comprar a bala fini dos meninos kkk com certeza você é aqueles pobres que se gabam de iPhone no metrô mas que deve estar com o nome sujo porque não aguenta pagar as parcelas kkk pobretão !!!!!!! Quero ver ter cara e coragem pra empeitar um marreteiro, pq por SMS fica fácil seu atrasa lado !!! Pão duro que não deve comprar nem 1 chocolate de 2 reais que vende no metrô pq acha caro kkkkkkkkkkk trouxaooooooo

      1. João disse:

        Sujeitinhos como esse tal de Sílvio é o tipo de bandido que nós somos obrigados a lidar no Metrô.

        E ainda tem idiota que sente peninha desses criminosos achando que eles eles estão atrás do ganha pão.

        Aqui está está a prova que eles são ameaçadores e violentos, acobertardos pelos seguranças.

        PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

    4. Papa disse:

      Dá uma voltinha nas linhas 8 e 9 para vc ver o q é o comércio ambulante. Fala asneira pra caramba. Metrô tá sendo sucateado, falta funcionários, e o cara quer privatização para sucatear mais ainda e entregar bilhões dos nossos impostos na mão da ccr.

      1. João disse:

        Senhor Papa, sugiro que você leia a matéria antes de dar pitaco.

        Quem fala asneira é você que nem sabe o que é Metrô e CPTM, como você mencionou nas linhas 8 e 9.

        O assunto aqui é outro e se o Metrô está sucateado é por incompetência do próprio sistema.

        Sendo assim, PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

  2. GASPAR PJ AMPARO disse:

    BOM DIA!!!
    O TRANSPORTE PUBLICO EM SP CAPITAL,ESTA A CADA DIA QUE PASSA FICANDO PIOR,TERMINAIS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS PRATICAMENTE ABANDONADOS NA QUESTÃO DA SEGURANÇA,EXISTEM ALGUNS SEGURANÇAS UNIFORMIZADOS QUE NÃO TEM AUTONOMIA PRA NADA,QUANDO EXISTE ALGUMA OCORRÊNCIA MAIS GRAVE ELES FOGEM DO PROBLEMA COM MEDO DAS CÂMERAS,TERMINAIS CHEIO DE VENDEDORES AMBULANTES FOLGADOS,QUE ALÉM DE ESTAREM VENDENDO ILEGALMENTE NOS TERMINAIS AINDA FICAM PASSANDO CARTÕES E PEGANDO O DINHEIRO DOS PASSAGEIROS (OS TAIS BILHETEIROS)
    TODOS ESSE PROBLEMAS E OUTROS MAIS SE REPETEM NAS ESTAÇÕES DE TREM E METRO DE SP.
    COMO PODE NIMGUÉM TOMAR PROVIDÊNCIAS?
    QUAL A FUNÇÃO DA SPTRANS,DA SOCICAM E DA SEGURANÇA PARTICULAR NOS TERMINAIS DE ONIBUS E ESTAÇÕES?
    JA QUE NÃO PODEM COMBATER AS FRAUDES E O COMERCIO ILEGAL QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PARA RESOLVER ESSES PROBLEMAS?
    OBS:É UM ABSURDO OS EMPREENDEDORES PAGAREM ALUGUEL CARO PARA VENDEREM OS SEUS PRODUTOS LEGALMENTE E DENTRO DO MESMO TERMINAL FICAREM UM MONTE DE AMBULANTES VENDENDO ILEGALMENTE,CONCORDAM?

    1. João disse:

      Exatamente, Gaspar. Os comerciantes legalizados nas estações e nos terminais de ônibus pagam os impostos, funcionários e são obrigados a conviver com a concorrência dos ambulantes que, além de tudo, vendem produtos falsificados. Mesmo que fosse produtos originais não justificaria essa conduta.

      E o pior é saber que não existe punição para esses infratores que nos incomodam o tempo todo, mesmo com constantes mensagens e avisos feitos diretamente aos funcionários. Muitos deles são velhos conhecidos.

      No caso dos terminais faltou dizer que, além de todos esses problemas que você mencionou, eles ainda são verdadeiros fumódromos, inclusive pelos funcionários e motoristas. Eles entram até nos banheiros quando estão fumando.

      1. Joan Queiroz disse:

        Esses dias vi os funcionários do metrô conduzindo um cara que estava com arma falsa, acho que pra delegacia pelo que pude pescar. Qual não foi minha surpresa quando dois dias depois vi o mesmo sujeito passando de novo na mesma estação. Segurança pública geral tá conivente.

  3. Marcos Borges disse:

    Que saudade do tempo que o metrô tinha o mínimo de sossego.Hoje as estações os ambulantes tomaram conta tudo lá é deles.Se eles não estão nas estações estão dentro dos vagões vendendo de tudo e fazendo muito barulho ao anunciarem o que vendem, incomodando demais a viagem. Ainda tem uns músicos que ficam tocando e cantando dentro dos vagões. Esses são muito irritantes também pois fazem muuuuuito barulho também. Aliás sobre eles que dizem que são cantores e músicos eu penso uma coisa:Eu penso assim:Querem ser cantores?Querem ser músicos?Querem viver da música?Querem ser artistas?Não é fazendo “shows ” dentro de vagões de metrô que eles vão conseguir.

    1. João disse:

      Verdade. São muitos problemas que ninguém se importa em resolver é quando os usuários ajudam fazendo denúncias só recebem mensagens automáticas; se a denúncia for pessoalmente é o ponto para arrumar confusão com os funcionários.

      PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

    2. Silvio Santos disse:

      Seu pobretão de espírito que tanto se encomoda com os marreteiros. Isso deve ser porque você depende da porcaria de um salário mínimo, enquanto os marretas ganhas de 2 a 3 vezes mais que isso, além dos músicos. Vai andar de Uber seu pobre, porque até o táxi deve ser caro pra você, seu duro !!! Não deve ter 1 real no bolso pra comprar a bala fini dos meninos kkk com certeza você é aqueles pobres que se gabam de iPhone no metrô mas que deve estar com o nome sujo porque não aguenta pagar as parcelas kkk pobretão !!!!!!! Quero ver ter cara e coragem pra empeitar um marreteiro, pq por SMS fica fácil seu atrasa lado !!! Pão duro que não deve comprar nem 1 chocolate de 2 reais que vende no metrô pq acha caro kkkkkkkkkkk trouxaooooooo !! Seu frustradoooo da vida !!!!!!

      1. João disse:

        Aqui está a verdadeira face de um ambulante: ameaçador, violento, aproveitador e covarde, com o aval dos seguranças.

        E ainda é tão digno de pena que nem sabe escrever. Pobre coitado!

  4. Joan Queiroz disse:

    Pessoal tinha que experimentar o Metrô do RJ com seus R$ 6,50 de tarifa antes de gritar por privatizações.

    Tinham que ler mais jornais também, pois aí saberiam que mesmo privatizadas/ concedidas a Amarela, Lilás, Esmeralda e Diamante recebem um caminhão de dinheiro público pra garantir o lucro da CCR. E saberia também que o Governo tinha prometido PMs, não vigilantes patrimoniais.

    1. João disse:

      Senhor Joan, ninguém aqui está interessado em saber sobre o Metrô do Rio e o assunto não é esse. Não é porque lá o preço é maior que nós somos obrigados a ficar quietos, ou nos conformar com a decadência do Metrô de São Paulo.

      Falo em privatização, sim, porque o Metrô, além de serem um cabide de emprego como em todas as instituições públicas, não cumpre o seu papel e agora fica remendando o problema contratando funcionários de outras empresas e dando mais gastos aos cofres públicos. E quem paga somos nós.

      Sobre ler mais jornais, o que você sabe sobre nós, ou sobre mim, para dizer isso? Se você é adepto da leitura deveria saber interpretar textos porque nessa mesma matéria está bem claro que a PM está atuando no Metrô desde o dia 21 de outubro. Sem dizer também que você é confuso porque as linhas esmeralda e diamante são da CPTM; não são Metrô.

      De qualquer forma, PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

      1. Éder Rodrigo de Moura Pim disse:

        Você mesmo se entrega tentando se passar por culto e bem informado mas deu um tiro no pé. Manda a fonte da sua informação que PMs ou vigilantes na estações serão gastos dos cofres públicos.

    2. João disse:

      Senhor Éder, pelo simples fato de eu escrever num site não quer dizer que eu estou tentando me passar por culto e bem informado, estou apenas interagindo ante a matéria. Sua opinião a meu respeito pode ser por conta da sua limitação.

      Já que você quer uma fonte, vamos pela lógica: o Metrô é uma empresa estatal (97% do governo do estado). Havendo déficit (todo ano amarga prejuízo), existe a necessidade de se abrir crédito suplementar que sairá da secretaria dos transportes Metropolitanos, ou seja, esse gasto a mais será bancado pelos cofres públicos. Ou você ainda acha que algum bom Samaritano resolveu bancar essa despesa por conta própria?

      1. Éder Rodrigo de Moura Pim disse:

        Em primeiro lugar, talvez você tenha alguma limitação por querer discutir sobre algo que não possui total conhecimento.
        Em segundo lugar, sim, se precisar, o METRÔ pode receber recursos públicos. Caso sua arrecadação não seja suficiente.
        Em terceiro, não, não amarga prejuízo todo ano. O que acontece é o governo não repassar o que ele arrecadou. Se não sabe, o METRÔ recebe repasse do governo, ou seja, o que ele arrecada, o governo repassa o que quiser.
        Em quarto, deveria se preocupar mais com os passageiros não transportados pelas linhas concedidas, pois essas sim, recebem por não produzir ou transportar. Ser empresário em São Paulo com essa garantia de retorno, é só nesta terra mesmo.
        Pra finalizar, quem você acha que paga pelo conforto e tecnologia das linhas concedidas? CCR? Não…
        Melhor se informar mais sobre algo antes de achar que pode discutir.

      2. João disse:

        Senhor Éder, o senhor, além de limitado é muito confuso e por mais que você tente convencer que essas contratações não são gastos adicionais aos cofres públicos, você não irá conseguir, basta o mínimo de raciocínio e coerência: gastos extras exigirão o repasse dos cofres públicos. Isso é fato.

        Nem tente justificar a negligência do sistema que aí está.

        De qualquer forma, o foco do tema é a contratação de vigilantes e PMs que aconteceu por omissão dos seguranças, completamente desacreditados pelos usuários.

      3. Éder Rodrigo de Moura Pim disse:

        Pensamento raso requer conversa rasa pelo jeito. Ou então na falta de argumentos, fala qualquer asneira, qualificando alguém como deveria ser qualificado, pra fugir do debate. Previsível.
        Já que é defensor dos cofres públicos, apenas me responda uma coisa simples: onde está sua revolta com uma empresa receber verba pública por passageiros não transportados, como acontece nas linhas 4 e 5, e nas futuras linhas que são concedidas antes de estarem finalizadas como a linha 17?

      4. João disse:

        O assunto de debate já foi esgotado, não vale a pena bater sempre na mesma tecla.

        Como disse Eurípedes: “Tente colocar bom senso na cabeça de um tolo e ele dirá que é tolice”.

      5. Éder Rodrigo de Moura Pim disse:

        Exatamente. Resumiu. E se descreveu. Afinal você defendeu os cofres públicos. E agora não possui a mesma vontade de defender. Eu digo de outra forma: descreva os outros como se estivesse se olhando no espelho. Me chamou de limitado, porém não consegue debater sobre os gastos dos cofres públicos em pagar a uma empresa por passageiros não transportados. Me chamou de tolo, mas não tem mais argumentos pra defender o indefensável. É isso o que acontece quando se tenta discutir sobre algo que não se tem conhecimento.

      6. João disse:

        Senhor Éder, o que você está tentado fazer é ganhar no grito por algo que qualquer um sabe muito bem: se existe contratação de funcionários por uma instituição pública, existe, sim, mais gastos aos cofres públicos. Não tente subestimar quem quer que seja com seus discursos bem elaborados, mas não convincentes. Por acaso esse assunto, que não faz parte da matéria, mexeu profundamente em alguma ferida sua? Se isso aconteceu ninguém tem nada a ver com isso.

        O tema de nossa discussão já se esgotou, mas como insiste em debater, primeiro, sugiro que vá estudar o que é uma PPP (parceria público privada).

        Então, entenda que no caso do Metrô de São Paulo, o governo atua como comprador do serviço oferecido. É contra? Fale isso nas urnas no próximo domingo e não comigo.

        Voltando ao tema da matéria, se o Metrô fosse uma empresa competente e respeitosa com os usuários não haveria a necessidade de criar novas contrações além dos cargos já existentes.

        Deixo aqui links úteis para os usuários:

        Para denúncias de comércio ambulante ou outras infrações, envie SMS para:
        9 7333-2252

        Para denuncia de funcionários que te ignoram, ou são truculentos, denunciem: Site: https://www.metro.sp.gov.br/fale-conosco/registro-manifestacao.aspx

        Copiem e divulguem esses dados nas redes sociais.

      7. Éder Rodrigo de Moura Pim disse:

        Quer fugir da pergunta por hipocrisia? Problema seu e do resto de acéfalos que falam aqui. Se tem o mínimo de capacidade mental, me responda, você ou qualquer um que tenha capacidade. E o dinheiro público que vai para os cofres de empresas por passageiros não transportados. Por exemplo. Linha X tem capacidade e expectativa de transportar 1 milhã de passageiros mensalmente. Se apenas 500 mil forem transportados, o governos paga para a empresa pelos outros 500 mil que não utilizaram. Aliás, paga quase 50% por cada passageiro transportado ou não que para as linhas estatais. Cadê a oposição a isso?
        Firulas e mais firulas. Como diz o ditado. É fácil dissimular a sabedoria. Mas quase impossível disfarçar a ignorância. O mesmo vale para a hipocrisia. Pergunta simples.

      8. João disse:

        Compreendo o seu nervosismo ante algumas palavras minhas.

        Quando você diz “acéfalos” você mesmo se autointitula. Atitude bastante sensata.

        Eu (e com certeza muitos aqui), não me enquadro nessa categoria e você já percebeu isso muito bem. Não subestime a mim e aos demais que, porventura, estão acompanhando esse debate enfadonho e ainda serem agredidos verbalmente por um sutil desequilibrado.

        Você é tão cansativo e repetitivo que chega a ser ridículo. Tudo que se trata sobre o tema da matéria já foi discutido.

        Se você quer resposta administrativas é no próprio sistema que você deve buscar. Já disse para você estudar sobre a PPP.

      9. Éder Rodrigo de Moura Pim disse:

        Parabéns mestre da hipocrisia. Começou chamando os outros de limitado e depois se faz de coitado. Não preciso subestimar ninguém. Vocês mesmos mostram suas hipocrisias. Merecem…

      10. João disse:

        Abraços fraternos.

  5. Sérgio disse:

    Tempos que não voltam nunca mais…rapidez, segurança e conforto era a politica da empresa. Funcionários bem treinados , manutenção em equipamentos e a limpeza .
    Hoje da medo de entrar ….se dentro das estações deixa a desejar imagina nas áreas externas….. socorro ( praça da Sé).

    1. João disse:

      Hoje o Metrô está lastimável. Uma verdadeira inversão de valores e descaso extremo de todos os lados.

      Quando os usuários sofrem algum tipo de violência, ele ainda é apontado como culpado.

      PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

  6. GASPAR PJ AMPARO disse:

    Boa noite!!!
    Nós usuários passamos por muitas situações desconfortáveis nos trens,no metrô e nos ônibus e dentro dos terminais de ônibus da capital paulista.
    Aonde vamos parar?
    A minha esperança e dos demais usuários deste site conceituado é que um dia alguém faça justiça e tome a responsabilidade de cobrar os órgãos responsáveis por toda essa bagunça e que eles resolvam esses problemas.
    Basta querer ,tudo se resolve.
    Criar leis para acabar com essa desordem total que estamos presenciando todos os dias.
    Estamos em uma situação complicada na capital,é uma falta de respeito total em ambientes públicos a qual citamos acima.
    O problema é que tem pessoas que tem o poder e a responsabilidade de resolver tais problemas mas se omite,se vende ou simplesmente faz vista grossa para não ter nenhum tipo de conflito.
    Confio muito na repercussão de todas as matérias desse site,um dia nós iremos ler alguma notícia boa, de que os órgãos envolvidos acima foram questionados a respeito de todos esses casos que estamos mencionando.
    POR FAVOR!!!

    1. João disse:

      Você disse bem: “Basta querer que tudo se resolve”. O problema é que ninguém tem interesse em resolver.

      Não podemos esquecer que eles é que permitiram que a situação chegasse nesse ponto.

  7. GABRIEL disse:

    Aos dizem que privatização retira os ambulantes, é porque não andam nas linhas 8 e 9.

    1. João disse:

      Se continuar assim, logo estaremos igual.

      Mas aprenda primeiro a diferença entre Metrô e CPTM antes de se manifestar.

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