Ministro Vital do Rego pede vistas e TCU não revoga cautelar que trava funcionamento de novas linhas de ônibus interestaduais

Medida definida pelo então ministro Raimundo Carreiro em março de 2021 suspendeu todas as autorizações de novos mercados para o transporte interestadual e internacional de passageiros

ALEXANDRE PELEGI

O TCU (Tribunal de Contas da União) não votou na sessão ordinária desta quarta-feira, 19 de outubro de 2022, a revogação da medida cautelar que impede a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de liberar novas linhas de ônibus interestaduais.

O processo 033.359/2020-2 trata de denúncia, com pedido de medida cautelar, fundada em indícios de irregularidades ocorridas na Agência, e tem como relator o ministro Antonio Anastasia.

Anastasia assumiu a vaga de Raimundo Carreiro, que concedeu a medida responsável pela suspensão de todas as autorizações de novos mercados para o transporte interestadual e internacional de passageiros, emitidas com base na Deliberação 955/2019, em determinação proferida no início de 2021.

O ministro Vital do Regho solicitou vistas do processo por 60 dias, o que postergou a decisão.

O relatório dos técnicos do TCU rebateu a maioria das denúncias que sustentaram a decisão do ministro Carreiro. A proposta da área técnica do Tribunal é que enquanto a ANTT não aprovar novo marco regulatório, se abstenha de negar autorizações de linhas de ônibus com base em normas consideradas anticoncorrenciais.

O transporte terrestre regular de passageiros é atualmente regulamentado pela Resolução/ANTT nº 4770, publicada em 2015.

Com a mudança significativa do cenário legal, o que implica em alterações na Resolução somada à cautelar do TCU, a ANTT decidiu promover nova proposta de regulamentação para revisar o marco regulatório do transporte de linhas interestaduais.

Em fase de consolidação, a nova proposta de regulamentação da ANTT poderia ser acelerada caso a liminar fosse derrubada pelo plenário do TCU nesta quarta-feira (19), o que não ocorreu.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Santos Dumont disse:

    Impossível não comentar, mas enquanto houver espaço estaremos aqui a jogar luz sobre o assunto. Vejam que a própria área técnica do TCU recomenda revogar a restrição que vai de encontro a concorrência no setor. Todo mundo perde com esse travamento: usuários, micro, pequenas e médias empresas, prefeituras e municípios, desempregados ou os que chegam ao mercado de trabalho, etc.
    Quem lucra com isto? As grandes empresas que hoje pintam e bordam com suas linhas que ainda por cima mutretaram para inibir gratuidades e descontos que o Congresso aprovou!
    Pobre país tropical…

  2. Cairo ferreira gomes disse:

    Isto vai dar em pitza sempre foi e vai continuar está farra dentro da ANTT.

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