Metrô obtém Licença Ambiental de Operação para trecho de via elevada da Linha 15-Prata após estação Jardim Colonial
Publicado em: 14 de outubro de 2022

LAO concedida pela SVMA – Secretaria Municipal do Verde se refere a trecho de 550 metros, necessário para a instalação de aparelhos de mudança de via
ALEXANDRE PELEGI
A Secretaria do Verde e Meio Ambiente da prefeitura da capital concedeu Licença Ambiental de Operação – LAO – para o trecho operacional de 550m de via elevada após a Estação Jardim Colonial da Linha 15 – Prata em monotrilho.
A via segue pela Ragueb Chohfi até a altura da Rua Forte do Triunfo.
O deferimento do pedido da Companhia do Metrô consta do Diário Oficial desta sexta-feira, 14 de outubro de 2022. A solicitação foi feita em 27 de julho de 2022.
A LAO é o documento que aprova o início do empreendimento ou da atividade.
A Licença tem validade por seis anos, mas o Metrô deverá em contrapartida cumprir uma série de exigências, dispostas numa lista de 19 itens.
Veja a seguir na publicação oficial:
Como mostrou o Diário do Transporte, em julho de 2021 a Companhia do Metrô requereu a LAO referente ao trecho com início após a Estação São Mateus e término na Estação Jardim Colonial.
A estação Jardim Colonial, a 11º do monotrilho, foi aberta em 29 de dezembro de 2021, e passou a funcionar em período integral, das 04h40 às 00h, em 03 de março deste ano.
No trecho de 550 metros após a Jardim Colonial será instalado um “track switch”.
Este equipamento permitirá a troca de via após Jardim Colonial, eliminando a necessidade da transferência de trem na estação São Mateus para prosseguir a viagem.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes