CET implanta tachas refletivas para motociclistas na Avenida dos Bandeirantes
Publicado em: 14 de outubro de 2022

Ssinalização especial está sendo instalada de maneira experimental por um ano
WILLIAN MOREIRA
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciou nesta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, a implantação de tachas refletivas, tartarugas como são popularmente conhecidas, na faixa azul para motocicletas na Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo.
A medida será realizada em caráter experimental pelo período de um ano, conforme autorizado pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).
O objetivo destas tachas é orientar os motoristas, motociclistas e ciclistas do espaço delimitado da faixa para motos, auxiliando principalmente durante a noite e em período de chuva.
A sinalização horizontal nesta faixa azul conta com dois modelos de dispositivos testados.
– Tacha convencional com refletivo azul, a ser empregada no balizamento seccionado;
– Tacha a led azul quadrimensional, a ser utilizada nas linhas de aproximação semafóricas, destacando para os motociclistas a proximidade das áreas de travessias de pedestres, em que devem ter atenção especial a esses usuários mais frágeis.
Já a sinalização em implantação para os testes é da seguinte forma.
– Tacha convencional com refletivo azul: na Av. dos Bandeirantes, entre os viadutos dos Bandeirantes (Av. Ibirapuera) e João Julião da Costa Aguiar (Av. Moreira Guimarães), em ambos os sentidos.
– Tacha quadrimensional com led azul: na aproximação semafórica, do sentido da Rod. dos Imigrantes, no cruzamento da Av. dos Bandeirantes com a Rua Antônio de Macedo Soares.
O Projeto Piloto da Faixa Azul foi criado em janeiro deste ano, com implantação começando no Corredor Norte-Sul, na Avenida 23 de Maio partindo da Praça da Bandeira no centro até próximo do Ibirapuera.
A faixa consiste em uma via mais estreita, mas exclusiva para motos, dando uma alternativa à circulação dos motociclistas em corredores, podendo passar por uma via sinalizada que oferece maior segurança.
A cor azul foi adotada pelo seu destaque em relação a cor branca, o que evidencia sua presença na via onde está instalada.
Desde sua implantação o número de acidentes na 23 de Maio caiu e a medida será gradualmente expandida em outros pontos da cidade, agora chegando na Avenida dos Bandeirantes.
Willian Moreira para o Diário do Transporte