Eletromobilidade

Next Mobilidade e EMTU dizem que é “fake” informação de que 16 trólebus foram desativados no Corredor ABD

Segundo operadora, veículos estão encostados para manutenção e há dificuldades de importação de peças, mas coletivos vão retornar à operação

ADAMO BAZANI

A Next Mobilidade, que também opera o Corredor ABD, respondeu ao Diário do Transporte de forma oficial nesta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, que são falsas as informações de que 16 trólebus seriam retirados de forma definitiva de operação.

Esta informação a respeito de veículos modelo Busscar Urbanuss/HVR circulou em páginas de redes sociais e leitores entraram em contato com o site.

Segundo companhia, estes trólebus têm componentes importados e a manutenção exige compra de peças no exterior, cujo nível de dificuldade aumentou com a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia.

Ainda de acordo com a Next Mobilidade, não há falta de transporte aos passageiros, uma vez que frota está sendo suprida por outros modelos.

“A Next Mobilidade esclarece que não são verdadeiras as informações de que 16 trólebus Busscar foram desativados do Corredor ABD. Estes veículos foram retirados provisoriamente do sistema e encostados para manutenção. As unidades possuem componentes importados e, em decorrência de conjunturas globais, como a pandemia de Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia, a importação tem sido dificultada, como, inclusive, tem ocorrido com a indústria automotiva como um todo, até mesmo com veículos em linhas de produção, independentemente do porte que são. Assim que todo o trabalho de manutenção for concluído e as peças de manutenção chegarem, gradativamente, estes trólebus serão realocados para operação. A Next Mobilidade esclarece ainda que para o passageiro nada muda, uma vez que estes veículos foram substituídos, com o uso de frota própria, não havendo redução de oferta de atendimento. Os veículos podem não aparecer na relação da EMTU na internet porque momentaneamente não estão operacionais” – diz nota da Next Mobilidade.

O Diário do Transporte  procurou da mema forma a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que por meio de nota, também confirmou que os 16 trólebus estão parados momentaneamente. Segundo a gerenciadora pública do sistema, os veículos serão vistoriados após a chegada das peças para a retornarem à operação.

Os ônibus citados encontram-se em manutenção e temporariamente fora de operação, aguardando a substituição de peças importadas para então serem vistoriados pela EMTU. Até que sejam inspecionados e aprovados para retornar à operação, estão sendo substituídos por veículos da reserva técnica da Next Mobilidade com a mesma capacidade de transporte de passageiros, não afetando o atendimento às linhas do Corredor ABD.

O Diário do Transporte esclarece que apenas fez seu papel jornalístico de checar a informação antes de qualquer publicação e de ouvir o lado da companhia de transporte e a gerenciadora do Estado que devem ser cobradas caso não haja cumprimento do que alegaram.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Carlos Eduardo de Souza disse:

    Quando a Next vai voltar com as linhas 284M e 487 no corredor? Estão fazendo falta. Ontem só tinha a 285. Nem a 284 rodou. Feito lata de sardinha

  2. ROBSON DA SILVA SOUZA disse:

    Vao canibalizar de uma pra outra .. se eles correrem nas sucata de ônibus talvez achem as peças mesmo sendo trólebus…

  3. Emerson de Medeiros Carvalho disse:

    Esta informação não deveria ser checada antes de publicada ?
    Não há risco de um processo por difamação e ou calúnia ?
    Sei não, heim ?

    1. diariodotransporte disse:

      Destaca-se que a notícia falsa não foi o Diário do Transporte que publicou. Começou com uma página de Facebook de busólogos que, apesar de ter a extensão do nome XXXX do Transporte, NÃO TEM NEHUMA RELAÇÃO com o Diário do Transporte. Alguns blogs foram atrás do Facebook dos busólogos.
      Um leitor entrou o contato com o Diário do Transporte que checou e trouxe já a informação da empresa e gerenciadora.

  4. Paulo Sérgio disse:

    Poderia o Diário do Transporte ter informado a RM ou Município/UF ao menos em uma das citações ” Corredor ABD ” para facilitar ao leitor em geral a localização geográfica do referido assunto.

    1. diariodotransporte disse:

      Dá pra saber

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