Após pagamento, termina greve de ônibus em Bragança Paulista; edital emergencial sai ainda hoje, diz prefeitura
Publicado em: 10 de outubro de 2022

Normalização do sistema é gradual
ADAMO BAZANI
Terminou há pouco a greve de ônibus que atingiu Bragança Paulista, no interior de São Paulo, desde o início das operações desta segunda-feira, 10 de outubro de 2022.
Após o pagamento dos salários dos funcionários, os veículos começaram a deixar aos poucos a garagem com normalização gradativa do atendimento.
Os motoristas e demais funcionários da empresa JTP, concessionária da cidade, alegam que não receberam os salários que deveriam ter sido depositados na sexta-feira (07).
Já a JTP informou ao Diário do Transporte que na sexta-feira já tinha avisado aos trabalhadores que os depósitos seriam nesta segunda-feira e que, por isso, estranhou a paralisação.
Em nota, a prefeitura diz que lançará ainda nesta segunda-feira o edital para a contratação emergencial de uma empresa de ônibis no lugar da JTP que tevem o contrato anulado pela Justiça. Cabe recurso
A Prefeitura de Bragança Paulista informa que o transporte coletivo do município foi regularizado por volta das 10h30 desta segunda-feira (10/10). A empresa JTP confirmou que foi realizado o pagamento aos funcionários e conforme informado, houve falha no sistema da concessionária que não liberou o pagamento antes.
Ainda pela manhã, os secretários municipais Darwin da Cruz Gonçalves (Administração), José Galileu de Mattos (Chefe de Gabinete), Rogério Crantschaninov (Mobilidade Urbana) e Tiago José Lopes (Assuntos Jurídicos) se reuniram com os representantes do Sindicato dos Motoristas de Atibaia e Região, motoristas e gerente da empresa JTP.
Na ocasião, a Administração Municipal afirmou que a greve é um direito constitucional, contudo, alertou a empresa, funcionários e sindicato da necessidade de comunicação prévia para que o Poder Público possa tomar as providências cabíveis para não deixar a população sem transporte.
Quanto ao edital de contrato emergencial, a Prefeitura informa que lançará o edital ainda nesta segunda-feira.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes