Mais cinco linhas de ônibus da SPTrans passam a aceitar QR Code para pagamento de passagem na capital paulista

Código poder ser adquirido pelo aplicativo SP Pass; linhas atendem zona Sul

ADAMO BAZANI

A partir desta quinta-feira, 06 de outubro de 2022, mais cinco linhas de ônibus municipais gerenciadas pela SPTrans (São Paulo Transporte) na capital paulista aceitam QR Code como forma de pagamento da tarifa.

O passageiro pode fazer a compra e baixar o código no celular pelo aplicativo SP Pass.

Segundo a SPTrans, é um projeto piloto que teve início em outubro de 2021 na linha 4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí.

As novas linhas que vão aceitar QR Code atendem à zona Sul:

736G/10 Jd. Ingá – Shop. Morumbi

746H/10 Jd. Jaqueline – Santo Amaro

8026/10 Jd. Ingá – Term. Vila Sônia

746C/10 Jd. Taboão – Santo Amaro

7002/10 Jd. Rosa Maria – Hospital das Clínicas

O objetivo do projeto piloto é realizar testes e adaptações para que a opção de pagamento seja expandida para todas as mais de 1,3 mil linhas de ônibus da cidade, mesmo que de forma gradativa.

Vale lembrar que o QRCode não permite integrações entre diferentes linhas de ônibus e  nem com o trem e o metrô como ocorre com o Bilhete Único.

Cada QR Code vale uma passagem de R$ 4,40. O objetivo é ser mais uma alternativa para pessoas que pouco usam ônibus, os chamados usuários eventuais; turistas; para quem não quer usar dinheiro no coletivo ou mesmo esqueceu o Bilhete Único e a carteira e precisa comprar a passagem de uma maneira rápida.

O QR Code também não garante gratuidade ou meia tarifa para estudantes.

Segundo a SPTrans, para realizar o pagamento durante a fase experimental, o usuário precisa instalar em seu celular, o aplicativo SP PASS, realizar um cadastro, adquirir as passagens e gerar o QR Code para a leitura no próprio validador do ônibus.

Na hora de passar na catraca do ônibus, basta aproximar a imagem gerada do QR Code no leitor específico.

O pagamento pelo aplicativo pode ser por cartão de débito ou por PIX.

Não há validade para o QR Code até o uso. Ou seja, a pessoa não precisa usar o código gerado no celular no mesmo dia em que realizou a compra. Entretanto, uma vez que é usado na catraca do ônibus, perde a validade e não pode ser reaproveitado outras vezes.

O usuário não precisa ter o Bilhete Único ou cadastro na SPTrans para comprar e usar o QR Code. É necessário apenas o cadastramento no aplicativo SP PASS.

A compra do QR Code não tem taxa de conveniência e o passageiro só paga o valor da tarifa.

O passo a passo para pagamento da tarifa por QR Code pode ser conferido no site: https://sptrans.com.br/qrdigital.

O sistema de geração de QR Code que será utilizado foi desenvolvido pela empresa UPM2, que administra o aplicativo SP PASS.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. transporte90 disse:

    O sistema está viciado e cabe ao gerenciamento do sistema primeiro quebrar este vício, dando mais autonomia e autoridade aos motoristas e cobradores. quer saber mais, (Adamo Bazani), me adiciona no (11) 967055213.

Deixe uma resposta