Revitalização de vagões e locomotivas no setor ferroviário promove campanhas de conscientização
Publicado em: 5 de outubro de 2022

Trabalho artístico valoriza a história e traz visibilidade para temas como o combate ao câncer e o respeito às questões de gênero
ALEXANDRE PELEGI
Com ações para valorizar o setor ferroviário de cargas no Brasil, a operadora Rumo Logística promoveu ações com destinadas a proporcionar visibilidade a temas sociais.
Nos meses de julho e agosto de 2022, a Rumo lançou a campanha “Respeito importa”, em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAP+.
Para dar visibilidade ao tema, a locomotiva 9042 recebeu revitalização temática referenciando a diversidade de gênero.
A locomotiva 9037, também da Rumo, passou por um processo cuidadoso e delicado de revitalização em face a homenagem à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), em agosto, valorizando a história local. Relembre: Locomotiva da Rumo recebe pintura em tributo ao passado da EFA – Estrada de Ferro Araraquara
Luiz Fernando Milani, técnico especializado da oficina da Rumo em Araraquara, é o idealizador das ações. Milani acredita que as iniciativas trazem uma outra visão para o setor.
“Queremos mostrar que temos valor por meio dessas homenagens. Promover esse tipo de ação hoje é um sonho meu que se tornou realidade, e junto comigo neste sonho estão muitos ferroviários e pessoas apaixonadas por ferrovia”, diz o técnico.
Além de Milani, o trabalho artístico tem toda uma equipe especializada por trás.
A customização das locomotivas se deu graças a uma parceria da Rumo com a Tempo Operações Industriais, empresa do segmento ferroviário referência nacional em reforma, manutenção e revitalização de vagões e locomotivas
A Tempo tem sede administrativa em Sorocaba (SP), com atuação em todo o Brasil.
A diretora executiva da Tempo e entusiasta da ferrovia, Juliani Barbosa, explica que trabalhar nesses projetos traz a boa memória da chamada antiga ferrovia e, ao mesmo tempo, dá visibilidade a temas tão relevantes na sociedade atual.
A equipe Tempo realiza as tarefas em diversas etapas, ela explica. “O layout e o projeto é fornecido pelo cliente. A partir disso, nosso trabalho de revitalização passa por etapas que incluem: lavagem, higienização, preparação para a pintura e ajustes mecânicos. Todas elas dependem de como nós recebemos a locomotiva, mas o processo completo leva em torno de 3 semanas”.
Como novidade, a próxima campanha a ser abraçada pelas locomotivas da Rumo será a do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A previsão é que o lançamento ocorra nos próximos dias de outubro.
O resultado favorece e reforça a valorização do setor ferroviário em si, avalia Milani. “Não é só pintar uma locomotiva e botar para rodar, tem uma história por trás disso. Estamos aqui hoje graças à EFA, então acho que abriu mais a visão das outras empresas de fazer igual. Além de abrir portas para fazermos muito mais coisas”, afirma o idealizador do trabalho.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Boa tarde a todos!
Será que agora vão reformar todas locomotivas que estão desativadas desde a paralização da Fepasa???
Espero, porque fui fornecedor de produtos elétricos de baixa tensão na Fepasa na década de 70.
Grandes profissionais da engenharia e manutenção.
Saudades.