Faixa Azul para motos será entregue na Avenida dos Bandeirantes nesta quinta (06)
Publicado em: 5 de outubro de 2022

É o segundo espaço deste tipo na cidade. Na 23 de Maio, prefeitura diz que houve redução de acidentes
ADAMO BAZANI
Será entregue de forma oficial nesta quinta-feira, 06 de outubro de 2022, a segunda “faixa azul” para motos da cidade de São Paulo.
O espaço dedicado para motos é na Avenida dos Bandeirantes e já está pintado no asfalto.
Como mostrou o Diário do Transporte, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tinha anunciado que a faixa foi planejada para os dois sentidos entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, o que dá cerca de 8,5 km por direção.
O primeiro sentido a receber a Faixa Azul é sentido Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf.
O espaço para os motociclistas fica entre as faixas 1 e 2 dos demais veículos.
A companhia diz que a Avenida dos Bandeirantes recebe 1.653 motos por hora no horário de pico, sentido Bairro/Centro, em média. O limite de velocidade da avenida é de 50 km/h.
Os acidentes envolvendo motos entre 2018 e 2020 somam 144; nos quais, 10 pessoas morreram.
O uso da faixa não é obrigatório.
A CET garante que a implantação da faixa não afeta a circulação de carros, ônibus e caminhões no trecho.
A primeira faixa foi implantada em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto. Segundo a CET, desde então não ocorreu nenhuma morte envolvendo motos, e, no trecho, o total de acidentes e os índices de lentidão caíram em torno de 50%.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Secretaria Nacional de Trânsito autorizou no início do mês, a CET-SP é autorizada a utilizar Faixa Azul para motos nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, Ruben Berta e Bandeirantes
A autorização é em caráter experimental e tem validade por um ano
O projeto autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) ainda prevê a implantação na Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km e na Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes