SPTrans homologa empresa em concorrência para estudos de recuperação do Expresso Tiradentes (antigo Fura Fila)
Publicado em: 28 de setembro de 2022

TPF Engenharia será contratada por R$ 220 mil e terá prazo de nove meses para apresentar resultados
ALEXANDRE PELEGI
A SPTrans, gerenciadora do transporte coletivo da capital paulista, divulgou nesta quarta-feira, 28 de setembro de 2022, a autorização para contratação de empresa para elaboração de estudos e projeto executivo para recuperar o Expresso Tiradentes, antigo Fura Fila.
Após 15 anos de funcionamento, será a primeira reforma mais aprofundada da estrutura que pode apresentar, segundo o edital de licitação, riscos futuros para os passageiros.
A TPF Engenharia Ltda será contratada por R$ 220 mil (R$ 220.779,01), e terá prazo de sete meses para apresentar o resultado.
Somente após a conclusão destes estudos, a SPTrans lançará edital para contratar as obras de recuperação.
HISTÓRICO
(ADAMO BAZANI)
O sistema foi inaugurado em 08 de março de 2007, após 12 anos de atrasos e promessas. O Expresso Tiradentes foi apresentado como Fura-Fila em 1995 e neste ano de 2022 completou 15 anos.
Como mostrou em primeira mão o Diário do Transporte em 16 de junho de 2022, o edital revelou problemas que podem trazer riscos futuros para os passageiros.
De acordo com o documento, os problemas são graves:
– Pavimento registrando afundamento progressivo;
– Edital diz que ações devem ser tomadas para evitar acidentes, visto que o local é de grande circulação de ônibus;
– Situação de Estruturas e Galerias é Desconhecida;
– O edital ainda deixa claro que os passageiros estão em risco e que serviços devem ser feitos o mais rapidamente possível
O eixo sudeste do Expresso Tiradentes é um dos principais viários voltados ao sistema de transporte público que liga o centro da cidade de São Paulo ao Terminal Sacomã na zona sul da capital, com extensão aproximada de 9,7 km, velocidade média de 47,6 km/h e transporta em média 93 mil passageiros nos dias úteis.
AFUNDAMENTO DE PAVIMENTO E RISCO DE ACIDENTES:
Segundo o edital, ao longo do corredor Expresso Tiradentes, especificamente no trecho entre a Estação Metrô Pedro II (B/C) e o Complexo Viário Evaristo Comolatti, está ocorrendo afundamento do pavimento, o que, no decorrer dos anos vem se agravando. No intuito de solucionar o problema, de maneira emergencial, parte do pavimento foi refeito em cerca de 80m de extensão do viário sentido centro, com a recuperação parcial da galeria, exclusivamente no trecho em que a ela cruza sob o pavimento. Tendo em vista o agravamento das condições do pavimento do entrono, muros e contenções, demais componentes estruturais presentes no corredor, requer que ações sejam tomadas para evitar-se acidentes, visto que o local é de grande circulação de ônibus.
SITUAÇÃO DE ESTRUTURAS E GALERIAS É DESCONHECIDA:
O edital ainda especifica que, além disso, pela Av. do Estado, nas proximidades da margem esquerda do Rio Tamanduateí estão situadas várias redes de drenagem e de diversas Concessionárias, dentre as principais, um emissário de esgotos da Sabesp e uma linha de alta tensão de 88 KVA da Eletropaulo, das quais se desconhece as profundidades e situação de integridade das respectivas estruturas. Desta forma há necessidade de contratação de empresa para averiguar os problemas acima citados para executar novos levantamentos e estudos do local, com análise dos dados e emissão de relatório técnico com diretrizes para solução definitiva do problema.
RISCOS AOS USUÁRIOS:
O edital ainda deixa claro que os passageiros estão em risco e que serviços devem ser feitos o mais rapidamente possível
Face à complexidade dos serviços, que exigem elevado grau de conhecimento técnico e em função da necessidade de solução que o assunto requer, é imprescindível que os serviços sejam executados o mais rápido possível, devido a constantes riscos a que estão sendo submetidos os usuários do corredor.
A empresa contratada terá seis meses para concluir os estudos e o projeto.
Relembre:
Na ocasião, a SPTrans negou que haja risco imediato para o passageiro, como era descrito no edital, e disse que o documento foi “redigido de forma equivocada” e que a contratação é para evitar risco futuro.
A SPTrans informa que não há riscos aos passageiros do Expresso Tiradentes. O Termo de Referência publicado nesta quinta-feira (16) foi redigido de uma forma equivocada, já que deveria indicar que a contratação se justifica para evitar riscos no futuro. A SPTrans pede desculpas à população e informa que o documento será corrigido. Como o próprio texto do Edital diz, em suas justificativas, a empresa que for contratada deverá realizar levantamento da situação do local para averiguação dos eventuais problemas existentes.
O edital prevê a contratação de empresa para realização de estudos da situação do trecho entre a Estação Pedro II e o Complexo Viário Evaristo Comolatti e a realização de obras que irão conferir maior durabilidade do pavimento, prolongando sua vida útil.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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