Marcopolo fornecerá 220 novos ônibus para o BRT do Rio

Veículos articulados, do modelo Torino Express, são equipados com tecnologias que proporcionam segurança e conforto; veículo foi apresentado hoje pelo prefeito Eduardo Paes

ALEXANDRE PELEGI

O BRT do Rio de Janeiro receberá 220 novos ônibus articulados Marcopolo Torino Express para operação do transporte público municipal a partir de novembro deste ano.

Em comunicado à imprensa especializada, os articulados serão utilizados nos corredores BRT RJ Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil.

Como mostrou o Diário do Transporte mais cedo, o novo veículo foi apresentado na capital fluminense.

Segundo o diretor de Operações Comerciais e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan, a Marcopolo é líder no fornecimento de veículos para os mais importantes sistemas de mobilidade da América Latina “e tem muito orgulho em colaborar com a contínua elevação do transporte coletivo urbano de uma cidade tão importante quanto o Rio de Janeiro”.

As 220 unidades do Marcopolo Torino Express têm 18, 22 e 23 metros de comprimento total, chassis Volvo B340M e Mercedes-Benz O 500 MDA, e capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé).

Todos portam tecnologias e itens para oferecer ainda mais conforto, segurança e comodidade, como sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (tipo o utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.

Além disso, como a matéria do Diário do Transporte mostrou mais cedo, os ônibus contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), tomadas USB em todas as poltronas do modelo City Confort, botão de pânico na cabine do motorista e sistema de ar-condicionado. painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
   
Assine
     
Comentários

Comentários

  1. Jose pereira lemos disse:

    Quando que vai vim os onibus padrao?

  2. Thiago disse:

    Eu ja vi um destes ônibus rodando e não são novos,eram de sorocaba, tem pontos de ferrugem, eles foram pintados, pode ate ter algum novo mais mts são recuperados…. É isso ai Paes

    1. Pedro Henrique disse:

      O famoso sabe de nada, procure se informar…

    2. Esses ônibus são todos velhos

  3. BRUNO THEOPHILO GUNDIM BEZERRA disse:

    Tudo isso para o carioca depredar e vandalizar. Bacana mesmo! E mais bacana ainda é que o carro possui 138 lugares em pé e apenas 43 lugares sentados. É isso mesmo produção? Hahaha. População sendo tratada como gado viajando em pé. Que tanto conforto é esse? Fora que ônibus da Marcopolo quando dá 3 e no máximo 4 anos de uso já está soltando tudo a carroceria e vira batedeira. Literalmente são produtos bonitos e tecnológicos, mas não presta.

    1. João Gabriel dos Santos Hermínio disse:

      Concordo falou tudo que eu penso

  4. João Gabriel dos Santos Hermínio disse:

    Absurdo, tudo isso para os vândalos depredarem ainda mais o próprio patrimônio do povo, marcopolo corajosa pois eu não forneceria 220 novos veículos para um certo povo que não merece … Desculpe o desabafo mas é muito triste ver o quanto as pessoas não estão ligando para a conservação do seu patrimônio público… (E ao mesmo tempo é revoltante)
    Todos que destroem nossos ônibus deveriam andar a pé… Acabou … Porcentagem do povo de vândalos esqueceu o conceito sobre ser civilizado , se transformaram em animais…

Deixe uma resposta