Por dia, 30 portas de ônibus são quebradas no BRT-Rio
Publicado em: 26 de setembro de 2022

Colaborador do Diário do Transporte flagrou vandalismo neste sábado
ÁDAMO BAZANI/ARTHUR FERRARI
Em média, trinta portas de ônibus e cinco alçapões de ventilação e segurança são quebrados por dia no BRT do Rio de Janeiro.
A informação é da própria Mobi-Rio, empresa da prefeitura do Rio de Janeiro que opera e administra o BRT em resposta ao Diário do Transporte
No último sábado (24), o colaborador do site, Teotônio Mariano, flagrou uma destas ações de vandalismo.
O ato ocorreu por volta das 19h00, no trajeto entre os terminais Alvorada e Jardim Oceânico.
Além de abrirem a porta acionado o dispositivo de controle, os jovens deixaram a tampa do compartimento pendurada, o que poderia causar um acidente no embarque e desembarque.
Relembre:
A Mobi-Rio ainda diz que os motoristas são ameaçados se tentam impedir o vandalismo, e que o programa BRT Seguro atua para aumentar a segurança no sistema
O vandalismo nas portas dos articulados do sistema BRT não se limita só à quebra. Muitos passageiros desconectam os mecanismos do equipamento para manter aberto e poder sair onde quiser, pulando do ônibus e ainda arriscando sua vida. As portas não são quebradas porque os articulados estão cheios. Em média, 30 portas e cinco alçapões são quebrados por dia. Muitas vezes motoristas são ameaçados quando param o articulado após constatarem os atos de vandalismo.
Agentes do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, estão atuando para garantir a integridade física dos condutores que são ameaçados por parar o ônibus quando alguns passageiros insistem em forçar as portas e as quebram. Vale destacar que vandalismo é crime e afeta diretamente o trabalhador que precisa usar o BRT em seu deslocamento.
ÔNIBUS NOVOS:
Como mostrou o Diário do Transporte, em 22 de setembro de 2022, saiu da fábrica o primeiro ônibus articulado para o sistema BRT do Rio de Janeiro comprado pela prefeitura.
O município, que assumiu a operação do BRT em fevereiro de 2022, comprou 291 veículos, em licitações diferentes, sendo 220 articulados e 71 padrons, ao custo de cerca de R$ 500 milhões.
A estimativa da prefeitura é que o primeiro lote esteja em operação integral até dezembro deste ano.
Ao todo, o poder público quer adquirir uma frota de 572 ônibus de diferentes configurações.
Relembre:
Os veículos possuem um sistema que divide o espaço destinado ao motorista dos passageiros, com um material parecido com o acrílico.
De acordo com a prefeitura, é uma medida de segurança para tentar evitar agressões de passageiros contra os motoristas.
Além disso, o município diz que, de acordo com a especificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os ônibus terão bloqueadores de portas automáticos, não podendo rodar caso as portas estejam abertas.
“Durante as viagens, muitos passageiros forçam as portas dos articulados e até quebram seus mecanismos para mantê-las abertas” – reconhece a prefeitura.
Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Tem que deixar o povão sem ônibus e não comprar ônibus novos pra eles quebrarem de novo ou então dar um jeito de prender os vândalos.
Pra que jogar dinheiro fora comprar novos ônibus se esses criminosos irão danificar?
O que a falta de cultura e impunidade causou nesse país.
E o ar-condicionado, o calor e falta de ventilação, de janelas, as pessoas que passam mau dentro dos carros?
Estou de acordo com a falta zelo e falta de política de segurança, porém eu uso o BRT , o problema é muito maior, não se tem segurança nas estações, não se tem banheiros, sem contar a falta ônibus , os horários são muitos espaçados, vocês acham que se o ônibus estivesse com lugares pra se sentar e com o ar condicionado funcionando o mal elemento iria querer quebrar as portas por nada ? Temos é que responsabilizar os responsáveis pelo BRT por falta de manutenção, falta de funcionários e principalmente falta de segurança tanto nas estações quanto no ônibus. Se acham que fácil sugiro que andem, so uma dica retire a carteira no bolso traseiro da calça .