Informe publicitário

Plataforma TOP alcança números importantes e caminha para consolidação no dia a dia dos passageiros do transporte público paulista

São mais de 1,2 milhão de cartões TOP emitidos, mais de 1,3 milhão de cadastros no aplicativo TOP e os Bilhetes Digitais QR Code utilizados no transporte já ultrapassaram 185 milhões de unidades vendidas

A jornada diária de quem utiliza o transporte público na cidade de São Paulo teve mudanças significativas ao longo dos últimos 10 anos. E isso não está relacionado apenas às mudanças resultantes da transformação digital nos meios de pagamento, mas também à mudança de comportamento dos usuários, que hoje buscam cada vez mais por alternativas que facilitem o seu planejamento do transporte. E os passageiros, claro, devem estar sempre no centro de todas as decisões.

Passos importantes nessa linha de pensamento que valoriza o passageiro no centro das decisões foram evidenciados nos últimos anos. Prova disso é o avanço que Plataforma TOP tem refletido ao transporte público paulista, contribuindo para a oferta de muitas facilidades e alternativas aos passageiros da capital e da região metropolitana de São Paulo. Desenvolvido pela Autopass, maior empresa privada de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica do Brasil, o sistema amplia os canais de venda, diversifica as formas de pagamento e permite a compra do bilhete digital QR Code antes mesmo do passageiro chegar às estações.

Hoje, números expressivos já comprovam na prática o avanço e a consolidação da Plataforma TOP. São mais de 1,1 milhão de cartões TOP emitidos, mais de 1,3 milhão de cadastros no aplicativo TOP e os Bilhetes Digitais QR Code utilizados no transporte já ultrapassaram 185 milhões de unidades vendidas.

O TOP é uma plataforma de serviços integrados que une a mobilidade urbana à vida de todos os cidadãos, com uma linguagem acessível para os passageiros. Desde então, uma série de novidades em produtos e serviços vem sendo implementadas, sempre com o objetivo principal de modernizar e simplificar a bilhetagem eletrônica e os meios de pagamento no transporte público paulista. Em 2021, as principais novidades foram o lançamento do WhatsApp TOP como novo canal para compra do Bilhete Digital QR Code e a chegada do Cartão TOP, uma opção com diversas funcionalidades, como Conta Digital, Débito e Crédito. Abaixo, detalhamos cada operação que a Plataforma TOP disponibiliza para os passageiros do transporte público paulista:

Bilhete Digital QR Code TOP

Entre as principais novidades implementadas pela Plataforma TOP, o Bilhete Digital QR Code TOP trouxe mais tecnologia e comodidade para quem usa CPTM e Metrô. Lançada em dezembro de 2020, a solução substituiu definitivamente em abril do ano passado o bilhete unitário tradicional Edmonson, que até então era comprado somente nas bilheterias das estações e tinha o dinheiro como única forma de pagamento.

Uma vantagem do bilhete digital é permanecer disponível por tempo indeterminado no aplicativo TOP, facilitando o planejamento de trajetos. Além disso, com um print na tela, o bilhete pode ser utilizado sem conexão com a internet. Prático e muito fácil de usar, o Bilhete QR Code TOP pode ser adquirido na versão digital para smartphone ou na versão impressa em papel a partir dos seguintes canais de venda:

Aplicativo TOP

O aplicativo TOP é uma alternativa rápida para adquirir os Bilhetes Digitais QR Code, utilizado para embarques no Metrô e na CPTM, e comprar créditos no cartão TOP SP. Disponível para os sistemas Android e iOS, pode ser baixado rapidamente no Google Play ou na Apple Store, sendo necessário apenas fazer cadastro e criar senha de acesso. Com interface leve e amigável, possibilita a compra de bilhetes com diferentes opções de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito e PIX (código gerado no ato da compra para pagar no aplicativo do banco). Após a conclusão da compra, os bilhetes já ficam disponíveis para uso no aplicativo. Além da utilização no transporte público, no caso do cartão TOP híbrido, o app permite acessar a Conta Digital TOP e fazer todo o controle de gastos no cartão.

WhatsApp Oficial TOP

Um dos canais de venda do Bilhete Digital QR Code TOP que vem conquistando a cada dia a preferência dos passageiros é o WhatsApp Oficial TOP. Para comprar seus bilhetes por ele, basta enviar um ‘oi’ para o número (11 3888-2200) e seguir as orientações para compra das passagens. Interface bastante familiar em todo o mundo e presente em cerca de 99% dos celulares no Brasil, o aplicativo de mensagens permite comprar passagens, recarregar o cartão TOP e solicitar atendimento para eventuais dúvidas. O pagamento nesta modalidade de compra é feito por PIX no aplicativo do banco e o QR Code de cada passagem adquirida é enviado automaticamente ao WhatsApp do comprador, servindo como bilhete digital a ser mostrado no leitor de QR Code instalado nas catracas. Durante o processo de compra, é sempre importante observar se há o sinal de verificação do WhatsApp para ter certeza de que está conversando com o assistente virtual oficial do TOP. Desde o seu lançamento, em junho de 2021, as vendas de bilhetes por meio do WhatsApp TOP já ultrapassaram a marca de 1,5 milhão de unidades.

Pontos comerciais TOP

Para a compra antecipada das passagens em dinheiro e recarga de cartão, a plataforma TOP conta com mais de 8 mil pontos de venda em estabelecimentos comerciais credenciados distribuídos pela Capital e região metropolitana de São Paulo. É uma ótima opção para quem pretende adquirir os bilhetes perto de casa, do trabalho ou durante o deslocamento. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site Bora de TOP.

ATMs TOP

A solução mais indicada para quem precisa ou prefere comprar os bilhetes na própria estação do Metrô e da CPTM são as mais de 800 máquinas de autoatendimento. Alternativas adicionais às bilheterias, as ATMs permitem comprar bilhetes QR Code com cartão de débito, assim como recarregar o Cartão TOP SP.

Cartão TOP

Lançado em novembro de 2021, o Cartão TOP é usado para embarque nas estações da CPTM, do Metrô e nas linhas intermunicipais da EMTU. Assim como o cartão BOM, oferece desconto de R$ 1,50 na integração entre as viagens de ônibus e trens.  O cartão TOP pode ser solicitado de forma simples por meio de agendamento no site www.boradetop.com.br/#/agendatransporte, com retirada programada em uma das unidades credenciadas para o serviço, ou ainda pelo aplicativo TOP, com entrega em domicílio e cobrança de taxa de entrega de R$ 22,30. Outra novidade do cartão TOP é que, além da versão puro Transporte, está também disponível o TOP híbrido, que oferece adicionalmente as funções débito e crédito. As opções são: TOP Transporte, TOP Conta Digital Débito ou TOP Crédito (mediante aprovação de cadastro). O cartão híbrido não é obrigatório, e o passageiro, se preferir, pode sempre optar pelo cartão somente com a função de transporte.

Para saber mais sobre o TOP, basta acessar o portal www.boradetop.com.br. Siga também as redes sociais no Facebook, Instagram e Twitter.

Para baixar o APP TOP em seu celular, acesse as lojas da Google Play e da Apple Store.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading