EMTU classifica sete consórcios em julgamento de propostas técnicas da licitação para gerenciamento das obras do Viaduto Carapicuíba
Publicado em: 26 de julho de 2022

Obra localizada no trecho Carapicuíba – Osasco integra o Corredor Metropolitano Itapevi, tem 2,2 km de viário e duas paradas de embarque e desembarque
ALEXANDRE PELEGI
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) divulgou nesta terça-feira, 26 de julho de 2022, em Ata publicada no Diário Oficial, o resultado do julgamento das propostas técnicas da licitação destinada a contratar de serviços de engenharia para apoio ao gerenciamento, supervisão, fiscalização e gestão ambiental para a execução das obras de implantação do Viaduto Carapicuíba.
O aviso do certame foi publicado no Diário Oficial do Estado em 20 de abril de 2022, e a sessão pública foi realizada no dia 29 de junho de 2022 às 10h30min, no Auditório do CECOM da EMTU em São Bernardo do Campo/SP.
Oito consórcios apresentaram propostas.
De acordo com a Comissão de Licitação, apenas o Consórcio Gerenciador do Corredor Metropolitano (EBEI, High Tech Consultantes e Progetto) foi desclassificado.
Os demais sete licitantes foram classificados com as seguintes Notas Técnicas (NT):
Consórcio SG Carapicuíba (Sondotécnica e Geribello), com NT de 86,4 pts
Consórcio Gerenciador Pentágono TCRE (Pentágono e TCRE), com NT de 86,2 pts
TÜV Rheinland Ductor Ltda., com NT de 86,0 pts
Consórcio Gestor Carapicuíba-Osasco (Egis, Planal e CRA Eng.), com NT de 85,0 pts
Consórcio Itapevi ME (Encibra e Maubertec), com NT de 84,8 pts
Consórcio CCA (C3, Ambiente Brasil e Alphageos), com NT de 84,0 pts
Consórcio Gersufi Carapicuíba – CE (Cobrape e Nova Engevix), com NT de 82,4 pts
Como mostrou o Diário do Transporte, a EMTU encerrou a licitação para a execução das obras de implantação do Viaduto Carapicuíba, parte integrante do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, localizado no trecho Carapicuíba – Osasco na Grande São Paulo, em outubro de 2021.
A estatal homologou para o Consórcio Trail / A. Madeira o objeto da licitação ao preço de R$ 67 milhões (R$ 66.867.846,10).
O contrato de implantação do equipamento do Corredor Metropolitano inclui a execução das obras do Viaduto Carapicuíba, 2,2 km de viário e 2 paradas de embarque e desembarque, bem como a elaboração do projeto executivo. O objeto inclui também a aprovação junto à CPTM do projeto executivo do muro e do viaduto e a obtenção da LI (Licença de Instalação) do Viaduto Carapicuíba junto à CETESB.
Caberá à empresa contratada na nova licitação lançada pela EMTU o gerenciamento, supervisão, fiscalização e gestão ambiental desse contrato.
CORREDOR
O corredor Itapevi-São Paulo passará pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo. O traçado começa junto à Estação Itapevi, da CPTM, até Terminal Amador Bueno (Vila Yara), na divisa entre Osasco e São Paulo.
O novo sistema, com 23,6km de extensão, promoverá maior mobilidade à população por conta de sua integração com a rede metroferroviária.
Serão construídos novos terminais, estações de transferência, estações de embarque e desembarque e outras intervenções urbanas.
No trecho Carapicuíba – Osasco, no km 21, estão estão previstas duas estações de embarque e desembarque, um viaduto em Carapicuíba e alças de acesso, agora em fase de licitação.
O Terminal Luiz Bortolosso (Osasco – km 21) foi entregue em 2017, com seis plataformas, elevadores, escadas rolantes, banheiros e bilheterias.
Como mostrou o Diário do Transporte, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a prefeitura de Carapicuíba, na Grande São Paulo, firmaram um termo de cooperação para remoção e atendimento de famílias que ocupam áreas onde deve ser instalado o viaduto Carapicuíba que integra o corredor.
A estrutura vai interligar a avenida Desembargador Dr. Cunha de Abreu, o complexo viário da lagoa e o viaduto que liga Carapicuíba a Barueri.
Relembre:
ATA DO JULGAMENTO:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
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