Niterói (RJ) diminui frota de coletivos no período de férias escolares
Publicado em: 25 de julho de 2022

Redução afeta 50 linhas de ônibus
ARTHUR FERRARI
Os consórcios Transoceânico e TransNit, que operam o transporte coletivo em Niterói (RJ), reduziram nesta segunda-feira, 25 de julho de 2022, a frota que atende os niteroienses em mais de 50 linhas.
A atitude é prevista durante as férias escolares, mas é provável que avance o período, e está diretamente ligada aos três anos sem reajustes na tarifa e ao aumento de 180% do diesel, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre:
Em nota, a prefeitura da cidade informa que seguirá monitorando o sistema de transporte com fiscalização reforçada para que não avancem o período de férias escolares.
Leia a íntegra do comunicado encaminhado ao Diário do Transporte:
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade informa que, durante os períodos de férias escolares, os consórcios são autorizados a reduzirem a frota em até 15%, tratando-se de um procedimento de rotina nesta época do ano. Feita esta exceção, as empresas que integram os consórcios que operam no município não estão autorizadas a reduzir a quantidade de ônibus, seja no período da madrugada, seja com a circulação de algumas linhas apenas em horários de pico.
A Subsecretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SSTT) informa que os consórcios Transnit e Transoceânico, responsáveis pelas empresas que prestam serviço de transporte coletivo na cidade, foram notificados em relação a retirada de frotas e diminuição de linhas, tendo um prazo de 24h para esclarecimentos. Em caso de não cumprimento das demandas notificadas, a multa prevista em contrato é de R$1.300. A SSTT ressalta que a fiscalização é feita pelos fiscais da subsecretaria, em diversos horários e locais, sem agendamento prévio.
Vale ressaltar o momento de crise relativo ao preço dos combustíveis. Nos últimos quatro anos, o preço do diesel subiu 188%, e hoje é inclusive mais caro que a gasolina. O tema é pauta inclusive na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que discute atualmente um modelo nacional de subsídios para o setor. Niterói tem feito esforços de não repassar esse aumento de custos para a população, mantendo o mesmo valor da tarifa desde 2019. Sobre a análise do modelo tarifário, a Prefeitura informa que está contratando um estudo de reequilíbrio financeiro do sistema, o que definirá, de forma transparente, os custos operacionais e a tarifa técnica das linhas operantes.
Nota encaminhada pelo SETRERJ – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro:
O Setrerj informa que, diante do congelamento da tarifa há três anos e o reajuste do óleo diesel em 180% desde o último aumento, as empresas, apesar do esforço para atender a população, não têm mais condições de manter a operação das linhas conforme a determinação da Prefeitura. Cabe ressaltar que os consórcios operadores ainda aguardam a adoção de medidas urgentes do poder público, que está ciente da necessidade de reequilibrar e recuperar o sistema municipal de ônibus. Vale lembrar que outras cidades têm desenvolvido ações emergenciais em apoio ao transporte público, como a concessão de subsídios nas cidades do Rio e de São Paulo.
Muito antes das férias escolares que ônibus tem diminuído.