Eletromobilidade

Cracóvia, segunda maior cidade da Polônia, compra 20 ônibus elétricos Urbino, da Solaris

Ônibus elétrico
O Solaris Urbino elétrico foi eleito o “ônibus do ano 2017”

Previsão do fabricante é que sete elétricos articulados e outros treze de 12 metros se juntarão à frota da cidade em apenas um ano

ALEXANDRE PELEGI

Cracóvia, uma das cidades mais antigas da Polônia e a segunda maior do país, comprou mais 20 ônibus elétricos Solaris

Os novos e-buses se juntarão a frota da cidade que já possui outros 76 ônibus Solaris de emissão zero. Alguns desses ônibus rodam nas ruas da cidade desde 2016.

Cracóvia é cliente fiel da fabricante, tendo comprado 50 e-buses articulados em 2021.

O contrato para a entrega dos 20 ônibus elétricos Urbino envolve sete elétricos articulados e treze de 12 metros.

O valor total do contrato, assinado após a Solaris vencer uma licitação, é estimado em 14 milhões de euros, cerca de R$ 76,3 milhões de reais.

Mais de metade do investimento é resultante de financiamento do Fundo Nacional de Proteção Ambiental e Gestão da Água, do governo polonês.

As unidades de 12 metros têm sistema de armazenamento de energia composto por baterias Solaris High Energy, com capacidade total de cerca de 300 kWh. Já nos articulados a capacidade é e de mais de 400 kWh.

Além disso, cada ônibus terá adaptação tanto para o carregamento por meio de um conector plug-in quanto para o carregamento por meio de pantógrafo.

A Solaris informa que os 20 modelos de elétricos Urbino empregam a inovadora tecnologia SiC, que aumenta a eficiência e reduz ainda mais o consumo de energia. O sistema de propulsão utiliza circuitos à base de carbeto de silício.

Os ônibus mais curtos terão capacidade para 81 passageiros, número que quase dobra no caso dos articulados, poderão transportar 141 pessoas.

Todos os sistemas e dispositivos instalados nos veículos serão alimentados exclusivamente por eletricidade.

Além disso, os 20 e-buses Solaris Urbino serão equipados com um sistema completo de vigilância por vídeo, com informação aos passageiros, ar-condicionado, portas USB e um sistema de aquecimento elétrico.

Além disso, contarão com um sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) para alertar os pedestres sobre a presença desses veículos elétricos, que são incrivelmente silenciosos.

Urbino

Versão de 12 metros (Imagem Ilustrativa)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta