Eletromobilidade

Mercedes-Benz vende 108 ônibus elétricos em parceria com a Eletra, sendo 96 para o BRT ABC

Detalhes foram divulgados pelo diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa. Foto: Mercedes-Benz.

Parte dos veículos já está em fase de eletrificação e deve ser entregue ainda neste ano

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz informou que vendeu 108 ônibus elétricos em parceria com a Eletra, sendo 96 unidades para o BRT-ABC. Além disso, foram oito veículos para Salvador (BA) e quatro para Vitória (ES).

A informação foi divulgada pelo diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, em entrevista coletiva com participação do Diário do Transporte nesta quarta-feira, 13 de julho de 2022.

Segundo o executivo, Fortaleza e Recife devem ser as próximas localidades, no Nordeste, a realizarem encomendas dos ônibus elétricos que são fruto da parceria entre as empresas.

“A Eletra é um tradicional fabricante de ônibus elétricos no Brasil, especialmente no ABC. A gente fornece o chassi, sem carroceria e sem a parte de eletrificação. O objetivo dessa parceria é produzir e desenvolver linhas complementares. A ideia não é concorrer no mesmo segmento, mas complementar. Assim a gente consegue somar esforços”, explicou Walter Barbosa.

“Nós temos hoje já um veículo homologado, padrão SPTrans, que inclusive está em teste em uma empresa. É um carro de 12,5 metros, que é o básico, sobre o chassi O500U. Esse ônibus já existe, já é homologado e está sendo comercializado”, afirmou também.

O BRT do ABC deve ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul ao Terminal Sacomã, na Zona Sudeste da capital paulista.

Estes veículos são feitos sobre a plataforma do O 500 MDA (piso alto) ou UDA (piso baixo). “É o superarticulado de quatro eixos, porém será feito, ao invés de 23 metros, com 21,5 metros. O MDA piso alto tem uma demanda provável em Curitiba e o UDA, será para o BRT do ABC”, explicou Barbosa.

Com relação às oito unidades de Salvador e as quatro de Vitória a Mercedes-Benz já fez a entrega do chassi, que está em fase de eletrificação pela Eletra, com bateria e motores Weg, e depois vai para a Caio, para serem entregues até o final do ano. Segundo Barbosa, entre setembro e dezembro, estas unidades já estarão emplacadas e em operação.

Por sua vez, dentre os veículos para o BRT ABC, 10 chassis já estão prontos, na planta de São Bernardo do Campo. Serão enviados para eletrificação e serão entregues ainda neste ano.

Assim, os ônibus devem ficar prontos entre outubro e novembro. Os demais, porém, não serão fabricados neste ano. “O restante deste lote deve ser entregue no ano que vem por sincronismo com as obras públicas, que devem ficar prontas até 2024”, finalizou Barbosa.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta