Informe publicitário

Conheça as 5 melhores práticas de programação do transporte para obter linhas mais eficientes

A programação de transporte é um processo extremamente complexo, que envolve inúmeros fatores e componentes que são cruciais, mas que às vezes tornam-se conflitantes.

Com o objetivo de programar linhas mais otimizadas, de maneira efetiva, é necessário levar em consideração não apenas as necessidades de sua organização – como orçamento, regras advindas de exigências ou acordos sindicais, quantidade de ônibus que devem operar no horário de pico (PVR) ou previsibilidade de cumprimento de viagens -, mas também as necessidades dos motoristas, dos passageiros e da ampla comunidade atendida pelos serviços de transporte público.

Independentemente se a sua rede é simples ou complexa, existem práticas gerais que todo programador deveria considerar no processo de programação do transporte. Para ajudar na simplificação dessa complexa tarefa, apresentamos uma lista com as cinco melhores práticas, consideradas essenciais para a programação de redes e linhas da operação do transporte público. Incorporando os princípios a seguir, os resultados serão linhas otimizadas, mais eficientes e acessíveis a todos.

1. Garantir acesso ao serviço

Na imagem acima, recurso de análise de impacto da plataforma Optibus

Quando os programadores compreendem melhor as necessidades de seus passageiros e de como acessar cada uma das áreas de interesse da região atendida pelo serviço de transporte público, pode-se criar cidades mais inclusivas e orientadas ao transporte. Além disso, dá-se um passo adiante na busca por um transporte mais acessível a todos.

Desta maneira, a melhoria do acesso ao transporte público em todas as regiões é imperativa. Porém, como é possível assegurar que suas linhas atendam a todos, sejam inclusivas e adequadas a toda população que necessita de acesso ao transporte público?

Um bom começo para isso é ter à disposição dados precisos, e nisso o Geospatial Suite (integração com uma API de Mapas) da Optibus pode realmente ajudar. Usando as Camadas Personalizadas de Mapas da plataforma da Optibus, é possível acionar facilmente a potencialização de dados do Geospatial Suite, criando, assim, linhas mais inclusivas.

Dessa maneira, enquanto programa suas linhas, você consegue visualizar dados essenciais das áreas de interesse, diretamente no mapa, incluindo: distritos comerciais e industriais, ciclovias,escolas, hospitais, redes ferroviárias, entre muitos outros. De maneira simples, você cria linhas que refletem as reais necessidades da localidade atendida pelo seu sistema de transporte público.

Também, ao programar suas linhas por meio do nosso recurso de análise de impacto, você consegue visualizar dados demográficos essenciais, a exemplo da população de baixa renda e de idosos, o que garante um entendimento mais preciso acerca dos diferentes impactos sofridos em função de quaisquer alterações na sua rede, considerando distintos grupos demográficos.

Todos esses fatores possibilitam que você crie linhas mais equitativas e acessíveis a todas as pessoas, assegurando que suas linhas realmente reflitam as necessidades da área por seu serviço de transporte público.

2. Visualização da Demanda

Imagem acima, a funcionalidade Visualização da Demanda da Optibus

Além de criar linhas mais equitativas e acessíveis, outro importante aspecto na programação do transporte, embora bastante desafiador, envolve a programação de suas linhas a partir da demanda de viagens.

Em outras palavras, trata-se de utilizar os dados das suas viagens procurando convergir a “demanda” de seus serviços à “procura” dos usuários do transporte público. Para isso, o ideal é que você tenha a possibilidade de analisar o número de passageiros em toda a sua rede e fazer os ajustes para que estes dados sejam percebidos em suas linhas. As áreas com maior demanda de seus serviços devem apresentar linhas com maior frequência de viagens, e amplo acesso a seus serviços, e vice-versa.

A fim de obter um melhor entendimento sobre quais setores de linhas apresentam maior ou menor demanda de passageiros, novamente, você precisa ter acesso a dados precisos para então tomar decisões baseadas em dados.

O recurso Visualização de Demanda da Optibus serve para ajudá-lo com isso, uma vez que essa solução disponibiliza as informações essenciais sobre o funcionamento de suas linhas, uma vez que você possua os dados disponíveis.

Ao utilizar o recurso Visualização de Demanda você poderá facilmente fazer o upload dos relatórios que contenham dados de “’sobe-e-desce” de passageiros, para, dessa maneira, visualizar seus KPIs de passageiros em determinada linha, segmento ou nível de parada, apresentando estatísticas de embarques e desembarques, codificados por cores e filtrados por linha, dia e hora.

Dessa forma, você pode, em teoria, aproveitar tais dados e fazer ajustes nas suas linhas de acordo com a necessidade. Por exemplo, ao observar que há pouca procura de passageiros em determinada parada, você pode considerar a remoção dessa parada da linha e concentrar-se na disponibilização de mais serviços em outras áreas que tenham um número maior de passageiros.

3. Satisfação do passageiro

Na medida que programa suas linhas, você pretende fazê-lo de maneira a proporcionar uma excelente experiência para o passageiro. No entanto, se você falhar nisso, além do risco de sofrer multas, seu trabalho poderá resultar em passageiros insatisfeitos, o que resultará na redução do número de usuários do transporte público a longo prazo.

A fim de proporcionar uma experiência realmente satisfatória para seus passageiros, o ideal é fazer com que seus serviços sejam o mais conveniente possível, programando linhas que funcionem na hora planejada, reduzindo assim os tempos de espera.

É verdade que na teoria isso soa factível, porém, na prática, trata-se de uma tarefa complexa. A boa notícia é que, com o nosso mais recente conjunto de funcionalidades, ficou muito mais fácil otimizar a sua performance de pontualidade com o recurso Previsibilidade de Cumprimento de Viagens.

Na imagem acima, tela do recurso de Previsibilidade de Cumprimento de Viagens da Optibus

O recurso permite você calcular a Previsibilidade de Cumprimento de Viagens para qualquer viagem de seu quadro de horários, ou até mesmo gerar novos tempos de viagens em questão de segundos, de acordo com a Previsibilidade de Cumprimento de Viagens almejada (por exemplo, 90%). Além disso, com o nosso recurso Visualização de Performance, que será lançado em breve, será possível visualizar uma repartição detalhada dos dados da Previsibilidade, atrasos ou até mesmo repetições de viagens.

A programação de linhas e de quadro de horários que leva em conta as necessidades dos passageiros elevará o nível do serviço prestado, tendo como resultado usuários mais satisfeitos e resultará em maior retenção de passageiros.

4. Segurança

Não há dúvida que você quer que suas linhas operem da maneira mais segura e tranquila possível. Isso porque a segurança dos seus passageiros, bem como de seus motoristas, constitui outro componente chave no momento de programar suas linhas.

Existem medidas que garantem a criação de linhas mais seguras. Para isso, a visualização dos seus dados é essencial na programação de suas linhas. Aqui é onde a Optibus entra em campo para te ajudar.

Você poderá usar essa funcionalidade no estágio inicial da programação da rede diante de fatores de segurança que envolvam qualidade de trajeto e condução, colisões, danos, assim como comportamentos de motoristas, envolvendo condução com excesso de velocidade, aceleração e frenagem repentina e manobras bruscas.

Além disso, você pode também aumentar a segurança reprogramando linhas com baixa pontuação a fim de evitar áreas de risco, assim como avaliar o impacto da reprogramação da linha na rede como um todo e apoiar as entidades locais na identificação e determinação de itinerários de risco.

Ao otimizar a segurança você reduz o número de danos ao longo das linhas, produzindo uma condução mais tranquila com menos riscos e com maior segurança de seus passageiros e motoristas, além de melhorar seus níveis de satisfação e confiança.

5. Sustentabilidade e Eficiência dos Veículos

No fim das contas, uma das razões pelas quais o transporte público torna-se indispensável no funcionamento de nossas cidades decorre de sua contribuição significativa na redução de emissões de CO2. Quanto mais pessoas deixarem de usar seus carros particulares e aderirem ao transporte público, melhor será.

A adoção dos princípios acima apresentados ajudará a criar linhas mais otimizadas e atrativas, capazes de atender as necessidades, preferências e estilos de vida de seus passageiros. Portanto, com ações simples, você também estará contribuindo para um futuro mais sustentável.

Também, caso esteja buscando formas adicionais de reduzir as emissões geradas por sua organização ou redução de custos, especialmente considerando as últimas altas de preços dos combustíveis, recomendamos que considere em um futuro próximo a transição da sua frota para veículos elétricos (VE), seja isso de maneira parcial ou total.

No entanto, é importante ressaltar que muito embora os VEs representem um componente crucial nesse movimento em direção à emissão zero, sua operacionalização apresenta desafios significativos, a exemplo da programação e do planejamento, requerendo que sejam considerados elementos tais como tempos e locais de carregamento, bem como níveis de bateria.

Com o nosso Módulo Especial de Veículo Elétrico, que usa métricas específicas para VE para programação de operações e de recarregamento otimizados e com maior integração, a Optibus está auxiliando nossos parceiros em seus rápidos processos de adoção de ônibus elétricos ou movidos a hidrogênio.

Na imagem, a visualização do Módulo de Veículo Elétrico da Optibus

Por fim, outra excelente maneira de programar linhas mais sustentáveis reside na simples redução de consumo no trajeto, mediante operação com número menor de veículos em suas linhas, quando possível.

E é exatamente isso que você poderá fazer com o recurso de Otimização de Quadro de Horários da Optibus. Os nossos avançados algoritmos encontram possibilidades de reduzir seus PVRs, assim como seus custos operacionais, além de utilizar menos veículos quando possível, ao mesmo tempo que atende suas necessidades em nível de serviço e de passageiros.

Além de contribuírem com o meio ambiente, linhas mais eficientes e sustentáveis também são mais rentáveis, trazendo resultados significativos em matéria de redução de custos para sua organização. Ou seja, a programação que considera a sustentabilidade resulta em ganho para todos.

Melhorando o Transporte Público. Juntos.

Esperamos que estas recomendações para melhores práticas de programação do transporte possam ser incorporadas em suas linhas e redes.

Se você está buscando uma solução que o ajude na tomada de decisões, orientadas por dados, no processo de programação do transporte, é altamente recomendável conhecer o Módulo de Programação da Optibus.

Trata-se de uma poderosa solução nativa da nuvem, intuitiva e fácil de usar, em constante evolução e melhoria, tendo como base contribuições e preferências dos nossos clientes e parceiros. A Programação da Optibus potencializa sua capacidade de programar, analisar e otimizar sua rede com velocidade sem precedentes, de maneira fácil e com alta precisão.

Usando nossa solução completa, você contempla todas as suas necessidades de programação e operacionalização, desde a acessibilidade e segurança até aos níveis de serviço, ao mesmo tempo em que melhora a visibilidade e eficiência em toda a sua organização.

Saiba mais sobre o Módulo de Programação da Optibus e descubra como ele pode ajudá-lo a programar linhas mais equitativas, sustentáveis e que apresentem melhor desempenho.

Também convidamos você a agendar aqui uma demonstração personalizada. Estamos ao seu lado em cada passo dessa jornada e desejamos muito ajudá-lo a melhorar o transporte. Juntos.

 

Se preferir, entre em contato diretamente com o nosso time comercial:

Diretor Regional Brasil – André Vieira – andre.vieira@optibus.com
General Manager LATAM – Ronen Avraham – ronen.avraham@optibus.com

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta